Jovens participam do seminário "A importância do Voto"


03/06/2004 19:32

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Seminário "A importância do Voto" Clique para ver a imagem "> Alunos de nível médio de três escolas da capital participam de votação simulada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/voto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Toda quinta-feira é dia de aprender um pouco sobre política e exercitar a cidadania. Na manhã desta quinta-feira, 3/6, cerca de sessenta alunos de nível médio de três escolas da capital compareceram à Assembléia Legislativa para participar do seminário "A importância do Voto". Esta é mais uma realização que acontecerá nos anos eleitorais, fruto de parceria entre o Legislativo Paulista, através do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), a Secretaria de Educação, o TRE/SP e o Instituto da Cidadania.

Os alunos das escolas estaduais Jacomo Stavale, Calim Manuel Abud e Colégio Lourenço Castanho participaram das palestras sobre cidadania, democraia e voto, dos professores Luis Alberto Machado, diretor da Faculdade de Economia da FAAP e professor de Ciências Políticas; Aldo Fornazieri, mestre em Ciência Política pela USP e professor de Teoria Política da Fundação Escola de Sociologia e Política, e Maurílio Maldonado, presidente do Instituto do Legislativo Paulista e professor da PUC, a abertura dos trabalhos foi feita pela superintendente do Instituto Brasileiro do Desenvolvimento da Cidadania, Márcia Vasconcelos.

Sociedade equilibrada

Os estudantes participaram ativamente das palestras, responderam a perguntas, questionaram as afirmações dos professores. Desde o início, foram provocados por Márcia para se interessarem pelos temas abordados, além de levarem para suas escolas o aprendizado sobre o direito à cidadania, discutir e aprofundar o estudo sobre o assunto.

O professor Machado fez uma abordagem sobre a evolução da liberdade, da cidadania e da democracia no país, passando o processo eleitoral, suas fases e características, e ressaltou o papel da sociedade neste processo, considerando o princípio da legitimidade.

Verdadeira aula de história, desde a época imperial, quando a renda mínima do brasileiro determinava ou não o exercício do voto, foi um dos aspectos abordados por Fornazieri, que explicou para os alunos a evolução do processo eleitoral no país, passando pelo período da ditadura até a restauração da democracia. Esta, segundo afirmou, "é um processo contínuo de busca de uma sociedade mais equilibrada", em que não se luta apenas por direitos políticos, mas sociais também.

Responsabilidade do voto

Maurílio Maldonado, presidente do ILP, já iniciou sua exposição provocando os alunos com o poema "O analfabeto Político", de Bertold Brecht, ilustrado, encerrando com o nascimento do corrupto. Provocou uma onda de risos na platéia. Seu tema foi "O sistema político e a estrutura do Estado brasileiro". Sempre incitando os estudantes a responder sobre o assunto, surpreendeu-os com dados de nossa história com que negros, pobres e mulheres eram privados do direito de votar. Tentou arrancar deles a forma como decisões do povo culminavam em projetos de lei. Explicou o caminho percorrido, em cada esfera dos governos municipal, estadual e federal, as atribuições dos respectivos, além de funções exercidas pelo Judiciário. Finalizou alertando os estudantes para a responsabilidade do voto.

Houve intervalo para votação simulada em urna eletrônica do TRE, na sala dos espelhos, com orientação de funcionários do TRE. Em seguida, de volta ao auditório Teotônio Vilela, sede do seminário, Carlos Nunes da Costa, diretor executivo do ILP, abriu a segunda mesa de debates, com a participação dos seguintes representantes dos Institutos de Formação Política dos partidos: Dina Lida (PPS), Ailton Meri (PSDB), Davi Fernandes (PFL), Frederico Lopes (PCdoB) e Ramon Szermeta (PT). Cada um traçou a história e filosofia de seus partidos, sendo questionados pelos estudantes no final.

alesp