Poesia e realidade, documento e imaginação: a "Congada" do fotógrafo José Antônio Teixeira

Emanuel von Lauenstein Massarani
01/09/2003 14:04

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Congo 3<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Congo3 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Congo 1 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Congo 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/José Antonio010903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Congo 5<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Congo5 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Congo 2<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Congo2 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

José Antônio Teixeira é o exemplo de alguém que é fotógrafo, não para produzir imagens, mas porque através do aparelho fotográfico estabelece com a realidade uma relação que lhe permite conhecer a si próprio. E isso nasce do fato que a fotografia é para ele, graças à sua experiência diária na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, um instrumento quotidiano de comunicação.

Essa dúplice herança cultural nos permite, através de seu trabalho, de tomar visualmente consciência de dois sistemas de vida com suas vantagens e suas desvantagens. O significado nasce, entretanto, da determinação e da clareza com que ele persegue a finalidade de ser fotógrafo através de sua experiência, não só social, mas de vida.

Ele encarna o protótipo do fotógrafo que domina o próprio instrumento, fazendo corresponder o plano técnico com aquele poético. Por detrás de sua pesquisa podemos encontrar uma resposta a uma interrogação que afeta a fotografia há decênios: fotografia - documento ou fotografia artística?

Como todos os fotógrafos de reportagens ele registra uma situação objetiva, como os "fotógrafos artísticos" ele trabalha para si próprio na busca de nossas manifestações folclóricas e religiosas. Assim, José Antônio Teixeira se interessou pela "Congada" uma das mais conhecidas manifestações da cultura popular brasileira que conjuga fé, devoção, festa, dança e metáforas sobre a realidade social.

Suas fotos documentam que nas Congadas, realizadas sempre em devoção São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, o sagrado e o profano se emanam e a participação de descendentes de escravos é uma constante.

A diferença do simples profissional que documenta os eventos do dia - dia, para José Antônio Teixeira conhecer o mundo das nossas tradições é essencial par compreender a si mesmo, identificar seus próprios sentimentos, emoções e aspirações.

As sete fotos sobre "Congada", doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, demonstram que não podemos esquecer que a fotografia é o intermediário entre esses dois mundos e que envolvem poesia e realidade, documento e imaginação.



O Artista

José Antônio Teixeira nasceu em Lins, São Paulo, no ano de 1962. Transferiu-se para São Paulo a partir de 1980, onde cursou fotografia na Escola Focus participando ainda de várias oficinas, como de fotojornalismo, fotografia de natureza e realizando pesquisas como autodidata.

Fotógrafo profissional há mais de vinte anos, em 1986 entrou para a divisão de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, exercendo ainda as funções de free-lancer de diversas publicações e de assessorias de imprensa.

Como resultado de suas viagens à Bolívia, Peru e Cuba realizou diversas exposições itinerantes com fotos de povos e paisagens desses paises. Ao realizar uma pesquisa dedicada a São Benedito - religião e folclore - percorreu inúmeras cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, a fim de registrar as Congadas, danças folclórico - religiosas que chegaram até nós trazidas pelos escravos e dedicadas a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Suas fotos tem sido publicadas em revistas especializadas e encontram-se no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

alesp