Parlamentar representará Assembléia na Enerbio 2006


07/11/2006 18:14

Compartilhar:

Deputado Arnaldo Jardim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Frente energia limpa 200301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 7/11, requerimento do deputado Arnaldo Jardim solicitando que se constitua comissão de representação da Assembléia Legislativa para participar da Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis " Enerbio 2006, que ocorrerá em Brasília no final de novembro. Jardim, que coordena no Parlamento paulista a Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, é um entusiasta do Biodiesel, ou HBio, óleo combustível de base vegetal, que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar, soja ou mamona, entre outros.

Conforme a explicação de Arnaldo Jardim, a Enerbio 2006 é um espaço dedicado à difusão de novas tecnologias, debates, tendências e perspectivas para o setor, e é também um cenário para o agronegócio e a produção de biocombustíveis no Brasil e no mundo.

São Paulo é hoje o maior produtor de álcool combustível e também concentra a maior frota de veículos movidos a álcool. Se até agora o evento, que já teve outros formatos, era praticamente adstrito ao Estado de São Paulo, desta vez se procura atingir o Brasil inteiro, com a divulgação do potencial econômico do setor de biocombustíveis e a busca de política que incentive os produtores.

O sucesso do Biodiesel impõe colocar a questão dessa fonte alternativa no âmbito nacional. Jardim explica: não é apenas um bom padrão energético, mas também um núcleo de desenvolvimento que abarca toda a cadeia produtiva agrícola e sucroalcooleira.

Para o deputado, a adoção do HBio é vantajosa porque diminui a dependência brasileira do óleo importado e porque dá destino a eventuais excedentes de produção de grãos decorrentes das oscilações de preço de mercado, como ocorreu este ano com a soja.

Durante o evento, deve ser buscada ainda uma forma de aumentar o engajamento do governo federal, através da ampliação das linhas de financiamento para os produtores, a fim de garantir uma produção em escala que dê conta de atender à demanda que já existe: a norma vigente já determina a mistura compulsória, a partir de 2008, de 2% de HBio no óleo diesel, medida que será aumentada gradativamente até chegar a 5%, em 2013. Para se ter uma idéia, para cumprir com os 2% são necessários 800 milhões de litros de biodiesel ao ano. Para chegar a atender os 5%, a produção deve ser de 2,4 bilhões de litros.

A Enerbio 2006 será realizada em Brasília nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro.

alesp