Representantes do magistério discutem principais questões da categoria


29/05/2006 17:18

Compartilhar:

Deputados Arnaldo Jardim e Palmiro Mennucci (3º e 4º da esq. para a dir.), juntamente com a vice-presidente do CPP, profª Maria Lúcia de Almeida (1ª à dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Palmiro3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mais de 400 professores participaram da reunião com o deputado Palmiro Mennucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Palmiro 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Palmiro Mennucci e doutor Marcos Caggiano entregam placa de prata à professora Ismênia Garcia Gouvêa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Palmiro 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Palmiro Mennucci (PPS) encontrou-se na sexta-feira, 26/5, com lideranças dos professores da capital. Mais de 400 representantes de escolas de São Paulo estiveram na reunião que debateu a campanha salarial, o movimento geral das entidades e sindicatos e as reivindicações da categoria.

Foi objeto de muita discussão o projeto de escola de tempo integral implantado pelo Governo do Estado. A Secretaria da Educação iniciou o Projeto de Escola de Tempo Integral, que ampliou a jornada escolar para nove horas diárias, para alunos da rede estadual, de 1a a 8a séries, com permanência na escola das 7h às 16h.

Os estabelecimentos de ensino que participam do projeto teriam de atender a algumas especificações, como, por exemplo, o número de salas de aula e espaços físicos compatíveis com o número de alunos. O aluno permaneceria na escola o dia todo, desenvolvendo atividades diversificadas, em oficinas de enriquecimento curricular, com professores especializados em cada período, tudo de acordo com o projeto pedagógico da instituição.

No entanto, o projeto tem sido alvo de críticas dos professores e de pais de alunos, pela falta de profissionais habilitados e, principalmente, por não ter oferecido infra-estrutura adequada à sua implementação.

Presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), o deputado Palmiro Mennucci afirmou que está acompanhando atentamente o projeto e que a entidade está orientando os professores com relação a dúvidas e problemas relativos ao trabalho desenvolvido nas escolas de tempo integral.

Mennucci já encaminhou à Secretaria da Educação, na condição de presidente do CPP, os questionamentos que recebeu de pais e professores, a respeito dos problemas que enfrentam no dia-a-dia, durante a implantação do projeto.

Além de tratar dos assuntos de interesse da classe, a reunião de sexta-feira serviu para prestar uma homenagem à sócia mais idosa do Centro do Professorado Paulista, a professora Ismênia Garcia Gouvêa, pelos seus 100 anos de idade. A homenagem foi prestada pelo CPP e pela Royal Saúde, que também tem a centenária professora como associada.

Os professores presentes aplaudiram de pé a professora Ismênia. Beatriz Di Marco Giacon proferiu, durante o encontro, importante palestra a respeito da "Síndrome de Burnout", mal que afeta grande número de professores. "A quantidade de professores afastados em razão de estresse é muito elevada no Estado. No fim do ano, os pedidos de licenças médicas costumam aumentar. O cansaço é uma das causas", afirmou o parlamentar, que no ano passado apresentou um projeto de lei segundo o qual o Poder Executivo estadual poderá firmar convênios para a implantação do Programa de Ginástica Laboral em todos os órgãos de serviço público do Estado.

"Esse projeto de lei encontra-se na Comissão de Administração Pública e eu tenho plena convicção de que a sua aprovação poderá, se não resolver, pelo menos minimizar os problemas de estresse dos servidores públicos em geral e dos professores, em particular, os quais, dadas as condições atuais de trabalho, se encontram, literalmente, à beira de um ataque de nervos", finalizou Mennucci. Também compareceu à reunião o deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS), que teceu comentários sobre questões ligadas ao magistério.

palmiro@al.sp.gov.br

alesp