Saúde pública preocupa estudantes

Parlamento Jovem 2005
18/11/2005 18:56

Compartilhar:

Alexsander Silva Máscoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/alexsander.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariana Garcia Balbino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mariana.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nayara Cirleine Fernanda Pego<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/nayara.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vários alunos do ensino médio que decidiram participar do Parlamento Jovem 2005 demonstraram sua preocupação com a qualidade da prestação de serviços de saúde pública no Estado, com o atendimento dado aos idosos, às crianças e aos adolescentes. Abaixo as propostas do Partido da Saúde:

O PL 87, de 2005, do deputado jovem Luciano Soares da Silva, "trata da implantação de campanha sobre nutrição para pessoas idosos no Estado de São Paulo, e dá outras providências".

O PL 88, de 2005, da deputada jovem Mariana Garcia Balbino, "dispõe sobre destinação de uma ala especial nas universidades hospitalares para idosos".



O PL 90, de 2005, da deputada jovem Nayara Cirleine Fernanda Pego, "dispõe sobre a criação de atendimentos especiais para crianças e adolescentes portadores ou não de deficiência, nos centros de saúde do Estado de São Paulo".

O PL 91, de 2005, da deputada jovem Valquiria Gomes, "dispõe sobre a promoção da alimentação saudável como instrumento de prevenção e combate ao sobrepeso e obesidade". Para a estudante é importante informar os alunos sobre a importância de se adquirir bons hábitos alimentares.

Participaram do processo de votação 88 deputados, sendo 87 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção.

O PL 86, de 2005, do deputado jovem Alexsander Silva Máscoli, dispõe sobre a criação do projeto Universidade Amiga.

Máscoli afirmou que devido à desigualdade social, muitas pessoas não têm acesso a tratamento de doenças. Segundo ele, a falta de um médico na vida dessas pessoas faz com que nem mesmo tenham conhecimento sobre doenças já existentes, que ainda não se manifestaram de forma crítica. Por outro lado, de acordo com o jovem parlamentar, os estudantes de medicina teriam condições de "aprender a lidar com o ser humano desde cedo".

O PL 92, de 2005, do jovem deputado Vanderlei Cocato Batista, "dispõe sobre a inclusão de uma avaliação anual psicológica, oftalmológica, auditiva e bucal, esta última associada à aplicação de flúor aos alunos da rede estadual de ensino e dá outras providências". O parlamentar destacou o apoio recebido do deputado Vanderlei Macris (PSDB) "meu chará", acrescentou. Batista afirmou que dificuldades de aprendizagem poderiam ser evitadas com a possibilidade de se detectarem problemas pré-existentes.

alesp