Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

Da análise à síntese, Maria Drummond estrutura composições que transmitem ritmo e musicalidade
16/01/2006 17:53

Compartilhar:

Maria Drummond <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Foto Maria Drummond.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra "Violoncelo I" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Violoncelo I.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nas mensagens pictóricas de Maria Drummond, de estilo sintético e moderno, o observador pode ler também uma linguagem oculta que nos possibilita descobrir a energia e a luz além dos motivos que surgem no universo, tanto no sentido espiritual quanto cientifico e artístico ao mesmo tempo.

Da análise à síntese, eis a dinâmica do pensamento dessa artista que realiza uma arte lírica onde toda a temática do homem de cada tempo é sempre projetada no futuro com suas exigências de renovação.

Sua pintura é principalmente inspirada em composições que reúnem na mesma estrutura instrumentos e partituras musicais, uma poética antiga, mas atual, uma linguagem de cor e de espaço hermético. E o resultado é um cromatismo veemente e bem dosado que, aliado a uma luminosidade difundida, valoriza a dinâmica de seus volumes.

Através de traços incisivos e plásticos, nitidez de contornos e dos detalhes harmoniosamente interligados, na obra "Violoncelo I", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Maria Drummond transmite o ritmo e a musicalidade de sua composição.

A Artista

Maria Drummond nasceu no Estado do Rio de Janeiro, em 1947. Após formar-se em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro dedicou-se às artes plásticas tendo pesquisado, há mais de duas décadas, as tendências da arte no Brasil e no exterior, onde viveu por longos anos.

Atualmente, freqüenta o Atelier 209 em Copacabana, onde conta com a orientação do renomado artista Bernardi. Por outro lado, o apoio do curador Kim Mattos foi decisivo na consecução de sua maturidade artística.

Participou de diversas exposições, destacando-se entre elas: VII Salão de Verão, RJ; IV Brasil Arte, Rio de Janeiro (2000); Art no Fórum, RJ; VIII Brasil Arte, RJ; "Made in Brazil II", Washington, Estados Unidos (2004); "Cores, Formas e Estilos", Rio de Janeiro; "Metamorfose", Galeria Bric a Brac, SP; IX Brasil Arte, RJ (2005).

Recebeu diversas premiações, menções honrosas, medalha de bronze e medalha de prata na seção pintura em salões e concursos nacionais. Possui obras em coleções particulares no Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Cidade do Panamá (República do Panamá), Estocolmo (Suécia), Washington (Estados Unidos) e notadamente no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo .

alesp