Cursos técnicos de dança e música para a Baixada


10/10/2008 18:04

Compartilhar:

Aula de música em escola de Cubatão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/PAULO ALEX MUSICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Baixada Santista poderá ganhar mais dois cursos técnicos: música e dança. A criação dessas novas formações profissionais será apresentada pelo deputado Paulo Alexandre (PSDB) à direção do Centro Paula Souza, mantenedor das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado. Outra opção em estudo é o curso de conservação e restauração de bens culturais.

A formação técnica na área de música é reivindicada por profissionais de Cubatão. A cidade já mantém a Banda Marcial, o Conservatório Musical e a Afrobanda, esta instituída pela Sociedade de São Vicente de Paulo para a formação de talentos para música e coreografia. Atualmente, mais de 600 estudantes participam de bandas escolares e corpos estáveis musicais, além de outros projetos ligados à arte.

"Cubatão já é reconhecida como uma cidade que exporta músicos para todas as partes do Brasil e do mundo. Entre profissionais e estudantes, temos mais de três mil pessoas que se dedicam à música", afirma Milton Custódio Simões, coordenador de eventos da prefeitura de Cubatão e professor da Afrobanda.

"O Centro Paula Souza já oferece cursos de música em outras unidades de Etecs do Estado. Como Cubatão tem uma tradição na área musical, não acredito que haverá dificuldades em atender esse pedido", observou o deputado.

Já o curso técnico de dança é considerado prioridade em Santos por artistas e empresários do setor. O município tem centenas de grupos amadores e profissionais da dança. A maioria, no entanto, tem dificuldades para em obter o aperfeiçoamento técnico em escolas especializadas.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp