Assembleia Legislativa presta homenagem à memória do deputado Sylvio Martini


10/02/2009 22:32

Compartilhar:

Homenagem à memória do deputado Sylvio Martini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/PLEN SYLVIO MARTINI 061 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10/2, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prestou homenagem à memória do ex-deputado Sylvio Martini, falecido neste sábado, 7/2. Durante o ato, que teve a presença do ex-prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, e do secretário estadual do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, todos os líderes dos partidos com representação na Assembleia se pronunciaram, reafirmando a importância da atuação do ex-parlamentar na Casa durante as cinco legislaturas em que exerceu mandato, inclusive nas diversas vezes em que foi membro da Mesa Diretora.

O presidente Vaz de Lima destacou o papel parlamentar de Martini na prática da boa política, visando sempre os desfechos negociados e as soluções de consenso com uma atuação experiente e responsável. Referindo-se a Martini como "seu irmão mais velho", Vaz de Lima declarou, muito emocionado, que o ex-deputado sempre foi um grande amigo e companheiro nesta Casa, uma fonte de experiência e sabedoria. O presidente lembrou que, quando chegou à Assembleia para seu primeiro mandato de deputado estadual, foi recebido por Sylvio Martini com carinho e dele ouviu a seguinte frase bem humorada: "Vou ensinar tudo o que eu sei para você errar menos".

Para Vaz de Lima, a política e as amizades ficam mais pobres quando se perde alguém do caráter de Sylvio Martini.



Memória que deixa saudade



Relembrando quando era presidente da Casa, em 1986, Vitor Sapienza (PPS) citou deputados como Sylvio Martini, Maurício Najar, José Mentor e Erasmo Dias. Para Sapienza, Sylvio Martini foi um grande companheiro de luta, Martini, na época, era 2º secretário da Mesa. "Sylvio Martini nos deixou muitas lições e nos deixa saudade", finalizou. (SM)



Grandes amigos



Na opinião de Estevam Galvão (DEM), Sylvio Martini era um homem generoso, equilibrado, conciliador e muito competente. "Sylvio Martini foi uma pessoa especial, ímpar e singular", declarou Galvão. O parlamentar disse que foi apresentado ao deputado Sylvio Martini quando chegou pela primeira vez à Casa e tornaram-se grandes amigos. (SM)



Um homem que soube viver



Campos Machado (PTB) homenageou Sylvio Martini com uma frase dita no filme Coração Valente: "Morrer, todo homem morre, saber viver, realmente poucos sabem". Para Machado, Sylvio Martini soube viver. Machado lembrou que Sylvio Martini foi sempre um exemplo de honradez e decência. "Era um homem sábio, companheiro e leal", declarou. Machado diz que, se pudesse hoje conversar com Martini, falaria o seguinte: "Meu irmão Sylvio Martini, você venceu e esta Casa que amou nunca vai deixar de ser a sua casa". (SM)



Exemplo a ser seguido



Para Uebe Rezeck (PMDB) falar de Sylvio Martini é fácil, principalmente para quem o conheceu profundamente. Rezeck fez referência aos grandes debates travados em plenário. Segundo Rezeck, Martini foi um exemplo de parlamentar, um exemplo no Parlamento paulista, um exemplo para a sua geração e para todos aqueles que o conheceram e conheceram o seu trabalho. "Temos certeza de que hoje Sylvio Martini está num elevado plano espiritual depois de cumprir a sua missão aqui na terra com dignidade e competência", concluiu. (SM)



Convicção na defesa das idéias



José Zico Prado (PT) conviveu dois mandatos com o deputado Sylvio Martini e afirmou que aprendeu muito com ele, pois era um homem que sabia defender as suas propostas. Segundo Zico, Martini - sempre convicto de suas opiniões -, sabia fazer oposição e não tinha medo de defender suas idéias. "Sylvio Martini prestou grandes serviços a esta Casa e à cidade de São Paulo", concluiu. (SM)



O grande mestre



Para a deputada Célia Leão (PSDB), Sylvio Martini detinha personalidade mais do que ímpar e singular, era uma figura humanitária. A deputada lembrou do apoio dado por Sylvio Martini quando a deputada passava por momentos difíceis, vítima de injúria e difamação. "A terra perde, a política perde, mas o céu ganha um grande homem, uma grande alma", afirmou. A parlamentar disse que quem conheceu Sylvio Martini tem razões para chorar e quem não o conheceu perdeu uma grande oportunidade, pois ele será sempre o grande mestre". (SM)



Liderança marcante



Apesar de não ter convivido politicamente com o deputado, Chico Sardelli (PV) teve oportunidade de conhecê-lo em viagens às cidades de Araraquara e Americana. Segundo Sardelli, mesmo não o conhecendo tão profundamente mostrou ser uma grande liderança política e deixou a sua marca. (SM)



Convivência privilegiada



Para Edson Giriboni (PV), foi um privilégio ter convivido com o deputado Sylvio Martini fora da Assembléia Legislativa. O parlamentar afirmou que na época que estava na Fepasa via Martini sempre lutar em prol do Estado, principalmente no que se refere à área de transportes. "Nossas homenagens ao nosso querido e saudoso deputado Sylvio Martini", concluiu. (SM)



Autêntico parlamentar



O líder do governo, Barros Munhoz. lembrou o grande homem público que foi Sylvio Martini, engenheiro e grande defensor de sua categoria. Para Munhoz, Sylvio Martini era "o parlamentar" na mais perfeita acepção da palavra. "São Paulo perde, esta Casa perde um grande político", finalizou. (SM)



Exemplo para um livro



Antonio Salim Curiati (PP) elogiou a homenagem prestada pela Assembleia ao grande homem público que foi Sylvio Martini. Curiati endossou as palavras de seus colegas parlamentares e afirmou ser testemunha de que Sylvio Martini tinha qualidades especiais dignas de integrarem um livro sobre sua vida. (SM)



Homem de respeito



Jonas Donizette (PSB) associou-se às homenagens feitas à memória do deputado Sylvio Martini. Lamentou não ter tido a oportunidade de conviver com ele, mas a própria história de Martini já revela a sua grande personalidade: deputado por cinco mandatos nesta Casa, merecedor do respeito de todos os parlamentares. (SM)

alesp