Lançada Frente parlamentar contra tratado Israel-Mercosul


11/04/2008 19:20

Compartilhar:

Raul Marcelo abre reunião da frente parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/RAUL MARCELO TLC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar contra a Ratificação do Tratado de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul (Mercado Comum dos Países do Cone Sul)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/FRENTE PARLAM LIVRE ISRAEL mmy (9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de articular campanha de solidariedade ao povo e ao direito à criação do Estado Palestino e contra a ratificação do Tratado de Livre Comércio (TLC) entre Israel e o Mercosul, foi lançada nesta quinta-feira, 10/4, na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar contra a Ratificação do Tratado de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul (Mercado Comum dos Países do Cone Sul). A Frente foi organizada por iniciativa do deputado Raul Marcelo (PSOL) e contou com representantes do Movimento Palestina Para Todos (Mopat), da Comissão Pastoral da Terra, da Igreja Ortodoxa no Brasil, do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e da Associação Islâmica de São Paulo (Assisp) entre outras entidades.

O TLC Israel-Mercosul foi assinado pelos governantes de países integrantes do Mercosul (entre Luiz Inácio Lula da Silva) em 18 de dezembro de 2007 e prevê isenções para mercadorias produzidas nas "zonas exclusivas israelenses", que incluem assentamentos ilegais em territórios palestinos. Agora o parlamento brasileiro discute a ratificação ao tratado, que, além de garantir benefícios fiscais a um país que descumpre diversas resoluções da Organização das Nações Unidas, seria uma forma de legitimar a política de desrespeito aos direitos humanos promovida por Israel.

Por proposta do deputado Raul Marcelo ao final da reunião, foi aprovado pelos presentes o envio de requerimento de informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o andamento das negociações. Também será solicitada uma audiência com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim. Numa outra ação, será encaminhado um processo de diálogo com deputados federais e senadores contrários ao TLC para articular também a composição de uma frente parlamentar no Congresso Nacional.

Além do líder da bancada do PSOL, deputado Carlos Giannazi, a Frente já recebeu adesão dos parlamentares José Candido (PT), Mauro Bragato (PSDB) e Said Mourad (PSC).



comunicacao@raulmarcelo.com.br

alesp