Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Maria Lúcia Amary


31/01/2011 14:48

Compartilhar:


Professora e advogada, mestre em direito constitucional e administrativo, Maria Lúcia Amary (PSDB), através de uma atuação ética e comprometida, trabalha pelo desenvolvimento regional sustentável.

Filiada ao PSDB desde 1991, consagrou-se como a primeira mulher a presidir um partido em Sorocaba, em 1995.

Foi eleita deputada três vezes consecutivas, líder da bancada do PSDB e vice-líder do governo Serra. Contribuiu para a redução das desigualdades ao presidir o Fundo Social de Solidariedade entre 1997 e 2004, onde esteve à frente de projetos sociais como, Universidade do Trabalhador, Programa de Redução da Mortalidade Infantil, de Nutrição do Recém-Nascido, Vaca Mecânica para distribuição de leite e Natal Dourado. Criou a Feager, atou em parceria com o PROERD e ganhou o selo Senac pela criação do Programa de Primeiro Emprego.

Durante oito anos, foi membro do Conselho Estadual da Condição Feminina durante o governo Covas, e presidente estadual do PSDB Mulher, onde hoje é vice-presidente nacional.

Na Assembléia Legislativa, tem marcado sua atuação com apresentação de projetos importantes. É autora da Lei 13.160/08, que colocou as dívidas de aluguel e condomínio no rol de títulos protestáveis e da Lei 13.813/09 que garante o atendimento especial e preferencial às mulheres vítimas de violência sexual. Integrou a CPI do ECAD, presidiu a CPI das Gorjetas, foi membro das Comissões de Constituição e Justiça, Educação, Legislação Participativa, Assuntos Municipais e de Cultura, Ciência e Tecnologia.

Foi responsável pela instalação Núcleo de Acolhimento a Menores Infratores (NASI) de Sorocaba, e do Bom Prato, oferecendo segurança alimentar à população de baixa renda.

Trabalhou pela regularização fundiária dos bairros Vila Barão e Nova Esperança, que culminou com a escritura para mais de mil famílias, além de viabilizar a implantação de novas Etecs e cursos técnicos para Sorocaba, Votorantim, Piedade, Angatuba, Salto de Pirapora e Laranjal Paulista.

alesp