Sociedade de Nefrologia atende público no aniversário de São Paulo


27/01/2009 16:01

Compartilhar:

Altair Lima e Estevam Galvão (ao centro) com funcionários da Sociedade de Nefrologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/ESTEVAM ANIVER SP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembleia, deputado Estevam Galvão, visitou as instalações da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo montadas no Anhangabaú especialmente para atender o público na comemoração dos 455 anos da cidade de São Paulo.

Ao lado de unidades móveis do Serviço Social da Indústria (Sesi) voltadas para a área da alimentação e saúde, a Sociedade de Nefrologia realizou exames preventivos de sangue e orientação sobre as doenças renais. Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de fazer exames e receber orientações sobre a doença, que pode levar à morte.

Ao lado da presidente da Sociedade de Nefrologia, Altair Lima, o deputado acompanhou os trabalhos e elogiou a equipe: "Este grupo está realizando uma verdadeira prestação de serviços à população. Nós precisamos fortalecer ainda mais a parceria entre o Poder Público e a Sociedade de Nefrologia do Estado", afirmou.

De acordo com a presidente da sociedade, pelo menos 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de alteração renal e 52 milhões correm risco de desenvolver a doença por serem idosos, obesos, diabéticos ou hipertensos, os grupos mais sujeitos a problemas renais. "A única maneira de evitar que a doença se agrave e eles se tornem dependentes de diálise ou de transplante é realizar exames de rotina que, embora simples e baratos, com freqüência não são solicitados pelos serviços de saúde", explica.

O diagnóstico tardio é a principal causa do aumento do número de pacientes crônicos. Cerca de 70% das pessoas que apresentam alteração renal não sabem que estão doentes, porque os sintomas só começam a aparecer quando os rins já perderam 50% da função. "Os pacientes chegam ao serviço de saúde em estado crítico, mas essa situação poderia ser evitada se a doença fosse diagnosticada no início", complementa a presidente da Sociedade de Nefrologia.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp