CPI da febre aftosa aprova relatório final dos trabalhos


15/04/2009 20:23

Compartilhar:

Vinicius Camarinha preside os trabalhos da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/CPIDEFANIMALCAMARINHAmmy_.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI da febre aftosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/CPIDEFANIMALDEPSmmy_ (7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito instituída com a finalidade de apurar a forma como o governo federal tem repassado os recursos destinados à defesa animal e vegetal para o Estado de São Paulo, principalmente no combate à febre aftosa, presidida pelo deputado Vinicius Camarinha (PSB), aprovou nesta quarta-feira, 15/4, o relatório final dos trabalhos, elaborado pelo deputado Rafael Silva (PDT).

O relator destacou a importância da CPI para que as demais assembleias legislativas também se preocupem com o assunto, com o intuito de promover ações para que o gado brasileiro não seja mais atingido pelo vírus, de forma a valorizar ainda mais esse produto no exterior.

De acordo com o relatório, o trabalho de combate à febre aftosa ganhou força, mediante campanhas que elevaram os índices de erradicação da doença. Hoje a vacinação atinge mais de 95% do rebanho, e, segundo o relatório, todas as medidas necessárias de combate à doença foram tomadas pelo governo estadual.

José Zico Prado e Marcos Martins (ambos do PT) registraram suas abstenções no processo de votação do relatório, alegando falta de conhecimento do conteúdo do mesmo. Segundo Prado, o texto não cita as responsabilidades e as aplicações do governo federal referentes ao assunto.

Para Roberto Massafera (PSDB), o relatório foi claro e conclusivo, e mostrou a erradicação quase total da febre aftosa no Estado de São Paulo.

O relatório final da CPI foi aprovado por quatro votos a favor e duas abstenções. A reunião ainda teve a presença do deputado André Soares (DEM).

alesp