Deputado participa da reunião que altera aplicação da lei do ICMS
As pequenas e micro empresas de São Paulo não terão mais de pagar a diferença da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 1,25% para 18%, quando fizerem um negócio fora do Estado. Segundo o deputado Marco Bertaiolli (DEM), a Secretaria Estadual da Fazenda irá publicar, ainda nesta semana, um decreto corrigindo a distorção.
Bertaiolli explica que o segmento passará a pagar a mesma diferença que as médias e grandes empresas. "Ou seja, ao adquirir um produto no Paraná, onde o percentual é de 12%, o empresário desembolsará a diferença de 6%, e não mais 16,75%, como acontece hoje", exemplificou.
"Havia uma distorção na lei, que estava prejudicando todo o segmento", ressalta o deputado, que esteve reunido na última terça-feira, 1º/4, com o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, com o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti e diretores daquela entidade.
Na audiência, foram discutidos vários assuntos. Mas a publicação do decreto, no entendimento do deputado, que é vice-presidente da Facesp e um dos defensores do segmento na Assembléia Legislativa, foi o principal resultado.
Representante das pequenas e micro empresas na Assembléia Legislativa, Bertaiolli defende uma legislação tributária mais justa, que promova a geração de emprego e renda. Ano passado, ele coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, que foi responsável pela realização de uma série de audiências públicas em 20 Municípios considerados "centros de região do Estado de São Paulo".
Com uma tributação mais justa e incentivos fiscais, o deputado acredita que será ampliada a oferta de emprego e criados novos postos de trabalhos no segmento. "Fomentar as pequenas e micro empresas é promover o desenvolvimento econômico e social do país", acredita Bertaiolli. "Com uma carga tributária menor, teremos uma redução na informalidade, o que já resulta num grande ganho", finalizou.
mbertaiolli@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações