Comemorado na Assembléia o centenário de Allende


26/06/2008 22:03

Compartilhar:

Sérgio Gomes, jornalista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/CENTENARIO ALLEND.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centenário de Allende comemorado na Assembléia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/CENTENARIO ALLEND (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conjunto Canto Livre <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/CENTENARIO ALLEND (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Raul Marcelo, presidente da mesa diretora do ato solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/CENTENARIO ALLEND (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre canções chilenas cantadas pelo conjunto Canto Livre, o deputado Raul Marcelo (PSOL), presidente da mesa diretora do ato solene em comemoração ao centenário de Salvador Allende, falou da importância do líder chileno para a América Latina. "No centenário de seu nascimento, cabe uma reflexão profunda sobre o século XX e uma discussão sobre os caminhos que o socialismo deve seguir no século XXI", afirmou.

Allende, médico de formação, foi o primeiro marxista assumido eleito democraticamente presidente da república na América Latina. Começou sua carreira política como deputado, em 1937, e foi sucessivamente ministro da Saúde, senador e, finalmente, presidente do Chile.

Os oradores do evento focaram suas análises na importância do governo Allende, na expectativa que ele despertava nos movimentos de esquerda da América Latina e em como essa esquerda sentiu-se órfã com a sua queda, em setembro de 1973. Mas todos eles fizeram questão de destacar que o socialismo não é uma opção morta, mas algo a ser perseguido. O jornalista Alípio Freire, por exemplo, falou que "despertar as memórias sem a presença dos jovens, é saudosismo. Com eles, é preparar o futuro".

Compuseram a mesa, além dos citados acima, a cônsul geral do Chile, Cecília Gallardo, Ariel Lopes, Pablo Reimers, Ivan Pinheiro e Sérgio Gomes.

alesp