Encerrado em Santos 52º Congresso de Municípios

Durante a semana foram debatidos temas como Reforma Tributária e meio ambiente
07/04/2008 18:31

Compartilhar:

Auditório do Mendes Convention Center<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/congresso 1a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encerramento do 52º Congresso de Municípios, realizado no Mendes Convention Center, em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/congresso 2-LEGENDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Monti entrega a Alberto Goldman Prêmio da APM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/congresso 3a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Os participantes do congresso debateram temas como Reforma Tributária, saneamento e meio ambiente.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/congresso 4a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi encerrado neste sábado, 5/4, o 52º Congresso de Municípios, realizado no Mendes Convention Center, em Santos, pela Associação Paulista de Municípios (APM). Os participantes do congresso debateram ao longo da semana - o evento teve início na segunda-feira, 31/3 - temas como Reforma Tributária, saneamento e meio ambiente.

O prefeito de Santos, João Tavares Papa, agradeceu pela escolha do município que administra como sede do congresso. Ele lembrou que com o apoio da União e do Estado os municípios podem alavancar seu desenvolvimento.

O deputado Celso Giglio (PSDB), ex-presidente da APM, destacou que o município é ente federado mais fraco dentre os âmbitos de governo e deve sempre procurar salvaguarda.

Pela primeira vez nos últimos tempos a capital do Estado se fez representar no congresso. O prefeito Gilberto Kassab disse que é preciso repensar o modelo de governo para que o poder público atinja a qualidade ideal. Representando o governo federal, Gilmar Dominici - assessor da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República - informou que o governo federal criou espaço para que os muniípios pudessem interagir com a União. "Para tanto existe a Secretaria de Assuntos Federativos e foi criado grupo de trabalho voltado ao debate da Reforma Tributária."

Marcos Monti, presidente da APM, entregou ao vice-governador do Estado, Alberto Goldman, a Carta de Santos, que contém os tópicos discutidos durante o congresso, acrescidos de sugestões. Goldman afirmou que um governo sério trata os municípios sem discriminação. "Os municípios têm presença fundamental na vida das pessoas. O prefeito é quem é cobrado diretamente pelos problemas do cotidiano." Sobre a Reforma Tributária, Goldman disse que não é possível aceitar um projeto que desconsidere São Paulo como a força motriz do país.

No encerramento foram anunciados prefeitos de municípios incluídos entre os 100 primeiros no ranking do Índice de Responsabilidade Social e Fiscal: Airton da Silva Rego (Bady Bassit), Aldomir José Sanson (Cerquilho), Cátia Rosana Cardoso (Itajobi), José Tadeu de Resende (Piedade), Antonio Pavarini de Matos (Santa Albertina) e Liberato Rocha Caldeira (Valentim Gentil). Dentre os 100 melhores colocados pelo indicador nacional, 41 municípios são do Estado de São Paulo.

alesp