Novas possibilidades tecnológicas auxiliam governança municipal


08/06/2010 20:14

Compartilhar:

Hélio Guerra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/NOVASTECNIOLOGIASHelio Guerra2mac.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Integração digital é tema de debate na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/NOVASTECNIOLOGIAS4MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A integração digital: redefinindo o papel e o poder dos governos municipais foi, nesta terça-feira, 8/6, o tema de palestra na Assembleia Legislativa, apresentada pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), que é um nicho de gestão dentro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo voltado à gestão de projetos de formação dinâmica, conforme Hélio Guerra, presidente da Inovata-FDTE. O evento, de iniciativa do deputado Mauro Bragato (PSDB), foi orientado para representantes das prefeituras do Estado.

Nilton Toledo, também da FDTE, apresentou os compromissos da empresa com a disseminação do conhecimento, principalmente quando vivemos um momento de transformação estrutural como o presente. A tecnologia aplicada ao governo, na era da Web 2.0, a inteligência coletiva, a explosão das comunidades sociais e de serviços são elementos que devem contribuir para as governanças municipais e que, infelizmente, são ainda pouco usados.

A relevância dessas experiências tecnológicas é tamanha, segundo Toledo, que pode redefinir os limites geográficos do município, uma vez que as comunidades que expressam suas necessidades e seus objetivos, têm uma proporção que extrapola essa dimensão. "É outra geografia que forma outro campo de ação cooperativa através de novas formas de agregação que dão a ideia de uma nova divisão de governo", afirma Toledo, que crê que os governos atuais são relíquias de uma era de economia e necessidades sociais que não existem mais. A alternativa para acompanhar os novos limites e as novas realidades está no uso adequado dos recursos tecnológicos na governabilidade dos municípios.

Os temas abordados na palestra foram: "Compartilhamento de processos, serviços e sistemas entre municípios: alavanca fundamental para pequenas e médias prefeituras avançarem nos serviços digitais aos cidadãos", por Norberto Torres, superintendente de processos e tecnologia em governo da Inovata-FDTE; "Controle de gestão ou sistema integrado de gestão? A experiência da corregedoria geral da administração do Estado de São Paulo com o uso de novas tecnologias para integração de processos políticos", por Patrícia Pessi, da Corregedoria Geral da Administração de Governo do Estado de São Paulo, e Antonio Celso Albuquerque Filho, gerente de tecnologia e informação e comunicação da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM); "Inovação e gestão de conhecimentos para melhores serviços aos cidadãos", por Roberto Aguine, coordenador do grupo de apoio técnico à inovação da Secretaria de Gestão Pública do governo do Estado de são Paulo; "Central integrada de atendimento aos cidadãos e empresas", por Álvaro Gregório, consultor em governo; "Como os municípios podem viabilizar projetos utilizando os financiamentos públicos disponíveis", por Anderson Cruz, superintendente de novos negócios da Inovata-FDTE.

A Inovata-FDTE abriu um portal para facilitar a comunicação e a troca de conteúdos dos participantes, que estará em funcionamento até 31/12/10.

alesp