Seminário discute pobreza e escolaridade das mulheres


12/05/2011 16:31

Compartilhar:

A presidente do Commati, Maralice Hummel e a palestrante Sonia Coelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/BETOTRICOLI116w.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Feminização da Pobreza" e "Escolaridade das Mulheres" foram os temas do Seminário da Mulher, realizado na noite da última terça-feira,10/5, no Fórum da Cidadania, em Atibaia.

Organizado pela Prefeitura, por meio do Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (Commati) e da Secretaria da Educação, o evento contou com a apresentação teatral "Um Espetáculo de Mulheres", debates e palestra da assistente social, membro da Sempre-viva Organização Feminista (SOF) e da Coordenação Nacional da Marcha Mundial de Mulheres, Sonia Coelho. "O seminário é uma preparação para a 2ª Conferência Municipal da Mulher, que acontecerá no dia 8 de agosto. Nosso trabalho é incansável para que as mulheres tenham noção plena de cidadania", destaca a presidente do Commati, Maralice Hummel.

As mulheres brasileiras são a maioria entre os pobres e a sua renda não acompanha a dos homens, segundo dados do último censo realizado pelo IBGE. "Infelizmente, são aproximadamente 16 milhões de mulheres nessa situação. Entre os motivos estão a má distribuição de renda, violência, preconceito racial, a falta de acesso ao saneamento e às creches", destaca a palestrante Sonia Coelho. Segundo ela, são necessárias mudanças estruturais urgentes para melhorar a situação, como reforma agrária e distribuição de renda.

O Commati foi criado em 2008 pelo ex-prefeito de Atibaia, Beto Trícoli, hoje deputado estadual, representado no evento por sua assessoria. Também marcaram presença membros do conselho, o prefeito Denig, a primeira dama Rita Denig e a assessoria do deputado federal Roberto Santiago.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp