Cultura, Ciência e Tecnologia debate o conceito de cidades digitais em São Paulo


24/10/2007 20:47

Compartilhar:

Maurício Ghetler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM CIENC E TEC  mauricio  ghetler 03  ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão e Carlos Alberto Waderley<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM CIENC E TEC dep celia e carlos a   wanderley 01  ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia (CCT) da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM CIENC E TEC   MESA    ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para uma seleta platéia de empresários do ramo de comunicações, a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia (CCT) da Alesp, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), promoveu nesta quarta-feira, 24/10, o debate sobre os caminhos para obter a implantação de sistemas de cidades digitais nos municípios de São Paulo. A iniciativa se deu após conversas entre a presidente deste órgão com o editor da revista Banco Hoje, Carlos Alberto Wanderley.

Cada vez mais constante e necessária na rotina das pessoas, a internet permite aos cidadãos consultar vários tipos de informações. Em algumas cidades, esse acesso é possível graças à disponilização, por parte das prefeituras, de internet sem fio, ou wireless.

Apesar de persistirem dificuldades regulatórias, financeiras e tecnológicas, as cidades digitais que conseguiram implantar suas redes Wi-Fi, WiMAX e pré-WiMAX, Mesh ou variações, constataram melhoria de indicadores sociais, educacionais e econômicos. Entre os municípios que já adotaram essa tecnologia temos: Piraí, Rio das Flores e Quissamã, no Rio de Janeiro, Ouro Preto, Alterosa e Tiradentes, em Minas Gerais, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Parintins, no Amazonas e Sud Mennucci, em São Paulo.

Os palestrantes destacaram alguns pontos importantes para a ampliação das cidades digitais, entre eles a disponibilização e a atualização de informações e o aspecto financeiro. Os oradores acreditam que o gerenciamento dessa infra-estrutura deve ser de iniciativa privada, desde que as regras sejam estipuladas pela prefeitura e as regulamentações da Anatel sejam preservadas.

Compuseram a mesa de debates Carlos Alberto Waderley, editor de Banco Hoje; Maurício Ghetler, consultor da Febraban; Cleber Morais, presidente da Avaya Tecnologia; Daniel Edelmuth, engenheiro, ex-chief information officer (CIO) da Nossa Caixa; George Zelenjuk, da Intec; Roberto Aroso, presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações; e o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Carlos Américo Pacheco.

alesp