Buzina de gás propano butano pode ser proibida


26/04/2010 18:18

Compartilhar:


O Projeto de lei 567/2009 de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB) proíbe a comercialização da buzina de pressão à base de gás propano butano em bancas de revistas, bares, padarias e lojas de brinquedos infantis no Estado de São Paulo. "Um novo tipo de entorpecente está virando moda entre os jovens do nosso Estado.

Comercializada inocentemente, em lojas, bancas de revistas e até em bares, é utilizada como atração em festas de crianças, carnaval e em jogos de futebol. O produto é facilmente encontrado, inclusive na internet, e custa, em média, R$ 10", afirma.

Gilmaci Santos fala que a buzina é conhecida como buzina da alegria ou buzina do barulho, a "nova droga", que é vendida num tubo de aerosol, contém a mistura dos gases butano e propano, muito parecidos ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha.

O parlamentar diz que o perigo não está na brincadeira e sim na inalação do produto que é inflamável e altamente tóxico. "Especialistas explicam que o gás substitui o oxigênio no organismo, causando sensações de euforia e alucinações, mas também provocando desmaio e asfixia até a morte", enfatiza.

Entre os efeitos físicos provocados pela inalação está dor de cabeça, fraqueza e alterações no batimento cardíaco. Apesar dos riscos à saúde, a buzina vem sendo utilizada em festas para doping, principalmente por jovens.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp