Serra Negra, a cidade da saúde

Estâncias Paulistas
19/07/2010 19:38

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/20090617194701b2_0947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque das Fontes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/parque das fontes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Serra Negra foi fundada em 23 de setembro de 1828 por Lourenço Franco de Oliveira. Em 1859 foi elevada à categoria de Vila. A primeira sessão da Câmara Municipal foi realizada em 7 de setembro de 1859. Em 1885, a Vila de Serra Negra foi elevada à categoria de cidade. Inicialmente, os lavradores que moravam em Serra Negra cultivavam cereais. No ano de 1873 teve o início do plantio de café em larga escala.

A partir de 1880 chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café, mudando totalmente as características portuguesas da colonização e revelando ser a tradição italiana fator predominante na contribuição da cultura local. Em 1892 foi inaugurado o ramal férreo da Companhia Mogiana. A locomotiva fazia o trajeto de Serra Negra até Campinas.

Na década de 1920 a economia brasileira já começava a sofrer os efeitos ocasionados pelo excesso da produção de café e nesta época Serra Negra já recebia os primeiros benefícios da descoberta da qualidade terapêutica de suas águas minerais a partir da Fonte Santo Antonio, de Luiz Rielli.

A descoberta das propriedades radioativas das águas em 1928 levou à criação de um pavilhão hidroterápico construído ao lado da grandiosa fonte. Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais de Serra Negra indicadas para os mais diversos tratamentos de saúde. O reconhecimento da qualidade das águas minerais levou à denominação de Serra Negra, pelo então Presidente da República Washington Luís, como "Cidade da Saúde". Em 1938, o Decreto assinado pelo então governador Adhemar Pereira de Barros elevou Serra Negra à categoria de Estância Hidromineral e Climática. Atualmente, a Estância Hidromineral de Serra Negra tem no turismo sua principal atividade econômica. O desenvolvimento turístico impulsionou a criação de uma rede hoteleira de qualidade, de um comércio diferenciado e de diversos pontos de turismo central e de campo.

O comércio local apresenta grande variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios. O turismo rural oferece a possibilidade de visitação a propriedades que desenvolvem desde o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos à fabricação de queijos e vinhos. A vida noturna também se destaca com bares e restaurantes atrativos e animadas casas noturnas. Para bem recepcionar o turista, a cidade conta com uma ampla estrutura hoteleira e excelente serviço de hospedagem, que podem ser comprovados por meio de luxuosos hotéis, como também junto ao ambiente familiar e informal dos hotéis fazenda.

Para a realização dos mais diversos tipos de eventos, Serra Negra mantém em constante atividade o Centro de Convenções Circuito das Águas, o maior complexo para sediar eventos da região. Sua estrutura física compreende três auditórios que totalizam 1400 lugares e mais três salas de apoio. A área de exposições coberta inclui amplo saguão de 4 mil m² que se soma à área externa de 3.640 m² e ao pátio de 4 mil m². O complexo conta com amplo estacionamento, restaurante e lanchonete, ambulatório, telefones públicos e acesso para deficientes.



Pontos Turísticos



Localizado a 1.080m de altura, o Monumento ao Cristo Redentor possui 18m, sendo 6m de pedestal e 12m de estátua. O acesso se dá pelo teleférico por veículo através da rua Antonio Jorge José. No local há um mirante e uma lanchonete.

A cidade possui diversas praças que atraem os passantes por sua beleza, como a Praça Barão do Rio Branco, Praça João Zelante, Praça John Kennedy, Praça Sesquicentenário e Praça Lourenço Franco de Oliveira, onde se localiza a Igreja Nossa Senhora do Rosário (igreja matriz), entre outras.

Com 15 mil m² de área construída, o Centro de Convenções Circuito das Águas possui três auditórios que comportam 1.140, 180 e 80 pessoas, três salas de apoio com capacidade para 138 pessoas/ cada e um hall de 4 mil m². Cercado de exuberante paisagem, possui área de exposição externa e amplo estacionamento. O espaço é utilizado durante todo o ano para a realização de congressos, feiras e os mais diversos tipos de eventos de cultura e lazer. Possui ainda um complexo hidroterápico, que oferece banhos de imersão, pérola e turbilhão com sais e essências, saunas seca e úmida, piscina de contraste, duchas escocesa e circular, massagens e tratamento de fisioterapia mediante indicação médica.

O Alto da Serra, ponto mais alto da região com 1.310m, onde é possível avistar mais de 10 cidades da região, tendo também uma das mais belas vistas. O acesso é feito pela rua 14 de julho.

Serra Negra atualmente tem uma população de 24.953 habitantes, numa área de 203,5 km2. Localiza-se a 152 quilômetros da capital e há duas rodovias de acesso à cidade: a Anhanguera e a Fernão Dias.

alesp