Serra Negra, a cidade da saúde


Serra Negra foi fundada em 23 de setembro de 1828 por Lourenço Franco de Oliveira. Em 1859 foi elevada à categoria de Vila. A primeira sessão da Câmara Municipal foi realizada em 7 de setembro de 1859. Em 1885, a Vila de Serra Negra foi elevada à categoria de cidade. Inicialmente, os lavradores que moravam em Serra Negra cultivavam cereais. No ano de 1873 teve o início do plantio de café em larga escala.
A partir de 1880 chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café, mudando totalmente as características portuguesas da colonização e revelando ser a tradição italiana fator predominante na contribuição da cultura local. Em 1892 foi inaugurado o ramal férreo da Companhia Mogiana. A locomotiva fazia o trajeto de Serra Negra até Campinas.
Na década de 1920 a economia brasileira já começava a sofrer os efeitos ocasionados pelo excesso da produção de café e nesta época Serra Negra já recebia os primeiros benefícios da descoberta da qualidade terapêutica de suas águas minerais a partir da Fonte Santo Antonio, de Luiz Rielli.
A descoberta das propriedades radioativas das águas em 1928 levou à criação de um pavilhão hidroterápico construído ao lado da grandiosa fonte. Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais de Serra Negra indicadas para os mais diversos tratamentos de saúde. O reconhecimento da qualidade das águas minerais levou à denominação de Serra Negra, pelo então Presidente da República Washington Luís, como "Cidade da Saúde". Em 1938, o Decreto assinado pelo então governador Adhemar Pereira de Barros elevou Serra Negra à categoria de Estância Hidromineral e Climática. Atualmente, a Estância Hidromineral de Serra Negra tem no turismo sua principal atividade econômica. O desenvolvimento turístico impulsionou a criação de uma rede hoteleira de qualidade, de um comércio diferenciado e de diversos pontos de turismo central e de campo.
O comércio local apresenta grande variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios. O turismo rural oferece a possibilidade de visitação a propriedades que desenvolvem desde o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos à fabricação de queijos e vinhos. A vida noturna também se destaca com bares e restaurantes atrativos e animadas casas noturnas. Para bem recepcionar o turista, a cidade conta com uma ampla estrutura hoteleira e excelente serviço de hospedagem, que podem ser comprovados por meio de luxuosos hotéis, como também junto ao ambiente familiar e informal dos hotéis fazenda.
Para a realização dos mais diversos tipos de eventos, Serra Negra mantém em constante atividade o Centro de Convenções Circuito das Águas, o maior complexo para sediar eventos da região. Sua estrutura física compreende três auditórios que totalizam 1400 lugares e mais três salas de apoio. A área de exposições coberta inclui amplo saguão de 4 mil m² que se soma à área externa de 3.640 m² e ao pátio de 4 mil m². O complexo conta com amplo estacionamento, restaurante e lanchonete, ambulatório, telefones públicos e acesso para deficientes.
Pontos Turísticos
Localizado a 1.080m de altura, o Monumento ao Cristo Redentor possui 18m, sendo 6m de pedestal e 12m de estátua. O acesso se dá pelo teleférico por veículo através da rua Antonio Jorge José. No local há um mirante e uma lanchonete.
A cidade possui diversas praças que atraem os passantes por sua beleza, como a Praça Barão do Rio Branco, Praça João Zelante, Praça John Kennedy, Praça Sesquicentenário e Praça Lourenço Franco de Oliveira, onde se localiza a Igreja Nossa Senhora do Rosário (igreja matriz), entre outras.
Com 15 mil m² de área construída, o Centro de Convenções Circuito das Águas possui três auditórios que comportam 1.140, 180 e 80 pessoas, três salas de apoio com capacidade para 138 pessoas/ cada e um hall de 4 mil m². Cercado de exuberante paisagem, possui área de exposição externa e amplo estacionamento. O espaço é utilizado durante todo o ano para a realização de congressos, feiras e os mais diversos tipos de eventos de cultura e lazer. Possui ainda um complexo hidroterápico, que oferece banhos de imersão, pérola e turbilhão com sais e essências, saunas seca e úmida, piscina de contraste, duchas escocesa e circular, massagens e tratamento de fisioterapia mediante indicação médica.
O Alto da Serra, ponto mais alto da região com 1.310m, onde é possível avistar mais de 10 cidades da região, tendo também uma das mais belas vistas. O acesso é feito pela rua 14 de julho.
Serra Negra atualmente tem uma população de 24.953 habitantes, numa área de 203,5 km2. Localiza-se a 152 quilômetros da capital e há duas rodovias de acesso à cidade: a Anhanguera e a Fernão Dias.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações