Magdalena Silveira escava na realidade uma linguagem repleta de novos valores
A realidade para Magdalena é algo que vai além da imagem reflexa na retina de nossos olhos ou sobre a película de um aparelho fotográfico, mas ao mesmo tempo não é algo diferente do que vemos e tocamos.
Permanecendo intactas todas as coordenadas espaciotemporais de nossa mente, não vemos uma realidade, simplificada ou distorcida, vemos exatamente as coisas que existem. A realidade de sua representação é algo que vai além dos dados aparentes das coisas existentes.
O realismo de Magdalena, longe de ser o fim de um percurso, constitui o ponto de partida para novas interpretações da realidade, sem trair " o que é importante " a pintura. A artista escava na realidade e a faz "falar" com uma linguagem repleta de novos valores.
Sua arte não busca o efêmero. Ela deseja exprimir, além de sensações e sentimentos, as idéias da artista sobre pintura, sua visão do real e sua "invenção" da realidade.
O traço, arma eficaz dessa pintora, adentra nas recordações para trazer à luz elementos da composição dos quais a obra se utiliza para compor um equilíbrio de formas e, com estas, uma serenidade que convida à contemplação.
Em Fruta da Estação II, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Magdalena Silveira concentrou sua capacidade de pintora e colheu, além dos significados explícitos da natureza, efeitos pictóricos e cromáticos de nível.
A artista
Magdalena, pseudônimo artístico de Magdalena Martins Silveira, nasceu em Orlândia, SP, em 1935. Reside atualmente na capital, onde instalou seu ateliê e ministra aulas de pintura desde 1984.
Freqüentou cursos de técnica de pintura com o professor Aralto Queiroz (1978/80); óleo sobre tela com a pintora Lúcia Casas de Pila (1981/84); história da arte e anatomia artística com o professor José Antonio Van Acker (1984); e "Ver a Arte", com o crítico Jacob Klintowitz, no Museu de Arte de São Paulo (1984).
Participou de um curso experimental de arte na Academia Internacional de Arte Moderna de Roma, sob a orientação do professor Luigi Zanotto (1985). Teve aulas com o pintor Tom Ruthz (2002). Esteve presente no workshop do artista Álvaro Lima (2004) e no ciclo de palestras "Sedução dos Contrários", no Museu de Arte Moderna, com a professora Marisa Bertoli (2006).
Sua primeira exposição data de 1982, no XVI Salão de Artes Plásticas de São Lourenço, MG. A artista participou, entre outros, dos seguintes eventos: VII e da X Exposição Cultural dos Imigrantes, na Bienal de São Paulo, promovida pela Associação Internacional de Artes Plásticas, SP (1983/1986); 41º, 42º, 61º e 62º Salão Livre da Associação Paulista de Belas Artes, SP (1983/1984/2003/2004); XIV e XV Salão da Primavera e Paisagem Paulista, da Associação Paulista de Belas Artes, SP (1983/1984/2004); "Troféu Sucesso e Simpatia", no Palazzo Sormani, em Milão, Itália (1985); "Firt Exhibition of Brazilian Contemporary Art", Tampa Bay, Flórida, EUA (1984); I Expo Portugueses D"Além Mar, Lisboa, Portugal (1986); Fil Artesanato, Associação Industrial Portuguesa, Galeria de Santiago, Paço do Lumiar, Lisboa, Portugal (1986); Exposição "Prêmio Primavera", Galeria Spazio Surreale, SP (2003); Mostra de Outono, Assembléia Legislativa de São Paulo, SP (2005); XX Mostra de Arte da Granja Vianna, Centro Brasileiro Britânico, SP; e 2ª Mostra Interarte by Interdue (2006).
Participou ainda de mostras individuais na Assembléia Legislativa de São Paulo (1985), na Câmara Municipal de São Paulo (1988 e 2006) e no Clube 1º de Maio, Santo André, SP (2006).
Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, além de medalhas de prata e de ouro. Possui obras em diversas coleções particulares e nos acervos da Accademia Internazionale D"Arte Moderna de Roma, Itália; na Pinacoteca do Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, Pindamonhangaba, SP; no Clube 1º de Maio, Santo André, SP; e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições