Parlamentar saúda CNBB pela defesa da Amazônia


21/03/2007 16:59

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), enviou moção à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizando a entidade da Igreja Católica pela escolha do tema "Fraternidade e Amazônia " Vida e Missão neste Chão" para a Campanha da Fraternidade 2007. A escolha do tema, conforme a própria CNBB, se deu em razão da necessidade de promover a fraternidade efetiva entre a população amazônica e de defender e impulsionar a vida que se manifesta em abundância na região.

Para Donisete Braga, que já presidiu a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia, o tema abordado pela Campanha da Fraternidade 2007 vem em momento oportuno, diante da preocupação de que a devastação e a poluição provocadas pelo homem ao longo dos tempos estão causando mudanças climáticas. "Ao contrário do que muitos acreditavam, as conseqüencias do aquecimento global já são sentidas pela atual geração", afirma.

O parlamentar enfatiza que a Amazônia possui grande importância para a estabilidade ambiental do planeta, com sua riqueza natural, expressivo número de povos indígenas e populações tradicionais, que incluem seringueiros, castanheiros, ribeirinhos e babaçueiros, entre outros.

Pulmão do mundo

Durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de "pulmão do mundo", lembra o deputado. "A importância da Amazônia para a humanidade não reside apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial. A região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matérias-primas", acrescenta.

A extensão total da Amazônia, lembra o deputado, é de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 60% estão localizados em território nacional e os 40% restantes divididos entre a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Os 60% correspondentes ao Brasil constituem a chamada Amazônia Legal, abrangendo os Estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão (oeste), Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

"A CNBB quer que se conheça um pouco melhor o significado da Amazônia para o Brasil e para o mundo; e que se tome consciência das situações vividas pelos povos da Amazônia e se faça um grande debate sobre as questões da região", conclui o 1º secretário.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp