Museu dos Bandeirantes a céu aberto


30/01/2003 17:59

Compartilhar:


Da Redação

Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 30/1, o Museu dos Bandeirantes, composto por 57 obras do Acervo Artístico do Palácio dos Bandeirantes, doadas à Assembléia Legislativa pelo governador Geraldo Alckmin.

Com essa iniciativa a Assembléia cria um museu a céu aberto distribuído pelos jardins externos do Palácio 9 de Julho. O espaço, inédito no Brasil em razão de seu porte, conta com esculturas e obras tridimensionais de vários estilos e tendências, elaboradas por autores de várias regiões do país, o que lhe garante diversidade cultural.

O projeto, que não gerou ônus ao Estado e contou com o apoio da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, do Ministério da Cultura e da Associação dos Amigos do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo (ASA/PG), nomeou curadora do museu Radha Abramo.

Segundo o arquiteto Ivan Stancati, autor da obra Contemplação, a idéia original de críticos e historiadores brasileiros era estruturar a exposição nos jardins do Palácio dos Bandeirantes. "Entretanto, o Condephat tombou o espaço escolhido e o projeto ficou prejudicado", esclareceu o arquiteto, lembrando que o presidente da Assembléia, Walter Feldman, retomou o trabalho.

O presidente da ASA/PG, Leão Rapoport, declarou que foi preciso um grande esforço ao longo de cinco anos para desenvolver o empreendimento, que só agora, com a iniciativa da Assembléia Legislativa, atingiu sua finalidade.

"A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo apenas quis entregar o Museu dos Bandeirantes ao povo de São Paulo", afirmou o presidente da Casa, Walter Feldman.

alesp