Assembléia Legislativa vai oferecer curso de formação política e cidadania


03/03/2005 20:47

Compartilhar:

Protocolo de intenções foi assinado por representantes da Fundação Poli-Educar, da Assembléia e do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ILP3mar5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da redação

Foi assinado nesta quinta-feira, 3/3, no Salão Nobre da Presidência, protocolo de intenções entre a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a Fundação Poli-Educar, mantenedora do Cursinho da Poli. O protocolo visa estabelecer parceria entre a fundação e o Poder Legislativo, via Instituto do Legislativo Paulista (ILP), para desenvolver cursos de formação política e cidadania para jovens paulistas e elaborar políticas públicas para a juventude.

As propostas preliminares já prevêem a realização de algumas atividades no ano de 2005, como a cessão, para alunos da fundação, de vagas no curso Básico de Formação Política da Escola de Política, Cidadania e Governo do ILP. Além disso, já estão sendo programados um seminário, entre abril e maio deste ano, com o objetivo de sensibilizar a juventude para os Conselhos da Criança e do Adolescente, um curso de formação de conselheiros do ECA e um seminário sobre políticas públicas para a juventude, no segundo semestre.

"É um passo significativo no respeito à juventude e sua formação", afirmou a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), 2ª secretária da Mesa Diretora da Assembléia. "A intenção é estabelecer parcerias tanto para a oferta de vagas nos cursos do ILP quanto trabalharmos com o instituto e a fundação para criar políticas públicas para a juventude", afirmou.

Origem da democracia

"A implantação da parceria consiste em ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido na Assembléia Legislativa, especialmente no que se refere à formação política para os jovens, como já se fez com o projeto sobre a importância do voto. A Assembléia poderá continuar com a formação de cidadãos, inclusive indo às unidades do Cursinho da Poli e interagindo com as diversas atividades do curso, abordando questões relacionadas a comunidades específicas, como quilombolas, índios, etc.", declarou Maurílio Maldonado, diretor-presidente do ILP.

Durante a assinatura, o 1º secretário da Assembléia, deputado José Caldini Crespo (PFL), destacou a importância de iniciativas dessa natureza e elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ILP e pela Fundação Poli-Educar.

Marcelo Rodrigues, presidente da fundação, declarou que "a formação do jovem viabiliza seu acesso à universidade e à cultura, e a formação política o aproxima também da Assembléia Legislativa, introduzindo-o à política, aos processos eleitorais, fazendo com que compreenda a importância dos parlamentos".

alesp