Ato contra o racismo em Sorocaba


03/05/2011 10:41

Compartilhar:

Hamilton Pereira discursa em manifestação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/HAMILTONracismoSOROCABA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hamilton Pereira (PT) participou, na manhã de 30/4, da manifestação "Sorocaba contra o Racismo", realizada pela comunidade negra local. O objetivo foi chamar a atenção da população para casos de racismo ocorridos na cidade, destacando o que a cabelereira Vera Maria da Silva sofreu em abril deste ano.

No último dia 19, Vera presenciou um acidente de carro em frente ao seu salão de beleza. Ao ver o comerciante Cláudio Tatsuo Kubo insultar o idoso de 65 anos que bateu na traseira de seu carro, a cabeleireira foi até o local do acidente para acalmar os ânimos. Cláudio, então, a ofendeu, chamando-a de "macaca" e "imunda". "Senti-me tão envergonhada que dei as costas e entrei no meu salão. Quem viu a cena me disse que eu deveria procurar a polícia. Então, fiz o boletim de ocorrência", detalhou a cabelereira.

O comerciante foi preso em flagrante pelo crime de racismo, mas após 27 horas já estava solto. Esse crime é inafiançável, porém, no boletim, o ato foi registrado como injúria por racismo. O homem continua respondendo ao processo em liberdade.

Segundo Hamilton, o ato de racismo não pode ficar impune. "Nós temos que respeitar as diversidades, que é uma riqueza cultural do nosso país", afirma. "Nós queremos justiça para que ninguém mais seja discriminado dessa forma. Nem o idoso, nem a mulher, nem o negro, os amarelos ou indígenas. Todos somos diferentes e temos de ser respeitados", criticou Hamilton. (fdc)



hpereira@al.sp.gov.br

alesp