Ato contra o racismo em Sorocaba
Hamilton Pereira (PT) participou, na manhã de 30/4, da manifestação "Sorocaba contra o Racismo", realizada pela comunidade negra local. O objetivo foi chamar a atenção da população para casos de racismo ocorridos na cidade, destacando o que a cabelereira Vera Maria da Silva sofreu em abril deste ano.
No último dia 19, Vera presenciou um acidente de carro em frente ao seu salão de beleza. Ao ver o comerciante Cláudio Tatsuo Kubo insultar o idoso de 65 anos que bateu na traseira de seu carro, a cabeleireira foi até o local do acidente para acalmar os ânimos. Cláudio, então, a ofendeu, chamando-a de "macaca" e "imunda". "Senti-me tão envergonhada que dei as costas e entrei no meu salão. Quem viu a cena me disse que eu deveria procurar a polícia. Então, fiz o boletim de ocorrência", detalhou a cabelereira.
O comerciante foi preso em flagrante pelo crime de racismo, mas após 27 horas já estava solto. Esse crime é inafiançável, porém, no boletim, o ato foi registrado como injúria por racismo. O homem continua respondendo ao processo em liberdade.
Segundo Hamilton, o ato de racismo não pode ficar impune. "Nós temos que respeitar as diversidades, que é uma riqueza cultural do nosso país", afirma. "Nós queremos justiça para que ninguém mais seja discriminado dessa forma. Nem o idoso, nem a mulher, nem o negro, os amarelos ou indígenas. Todos somos diferentes e temos de ser respeitados", criticou Hamilton. (fdc)
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações