Familias estão sendo assistidas, diz secretário da Casa Civil sobre o Pinheirinho
01/02/2012 20:47
Em entrevista coletiva à imprensa concedida nesta quarta-feira, 1º/2, na Assembleia Legislativa, o secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, afirmou que o governo do Estado tem acompanhado atentamente todo o processo de desocupação do bairro Pinheirinho, em São José dos Campos, assim como suas repercussões na mídia, declarações de representantes de movimentos sociais voltados aos direitos humanos e do governo federal " que, segundo o secretário, "não apresentou até hoje uma única sugestão que possa solucionar o problema".
Referindo-se às críticas feitas pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, à reintegração de posse ocorrida no bairro Pinheirinho, Beraldo disse lamentar que um assunto de ordem humana e social e de caráter tão delicado tenha se transformado, por conta de declarações infelizes, em verdadeira polêmica partidária e eleitoral.
A manifestação do ministro teria sido gerada por declaração da presidente Dilma Roussef, em reunião com representantes de organizações sociais, classificando como "barbárie" a ação dos policiais militares quando da desocupação. Segundo o secretário da Casa Civil, no entanto, "não houve, dentro do agrupamento, qualquer tipo de excesso por parte da Polícia Militar ou de representantes do Executivo. O que pode ter acontecido, consideradas as grandes proporções do aglomerado e da ação policial, é algum tipo de conflito fora dos limites do espaço reintegrado".
Depoimento militante
Segundo Beraldo, o ministro perdeu a oportunidade de manter-se calado e estaria extrapolando suas atribuições como ministro e atuando muito mais como militante do PT. Em relação às famílias despejadas, garante ter conhecimento de que estão sendo devidamente assistidas, recebendo abrigo, alimentação, assistência médica e psicológica.
Ainda de acordo com o secretário, o governo do Estado está atento ao que vem ocorrendo, quer cumprir a legislação federal e conta com comissões que discutem a implementação de políticas sociais para solucionar a triste situação por que vêm passando os desabrigados do Pinheirinho. Citou ainda a existência de lei municipal, em São José dos Campos, garantindo aos desabrigados o custeio das despesas com mudança.
Construção de moradias populares
O secretário informou sobre a reunião que houve em São José dos Campos com o prefeito da cidade, Eduardo Cury, e representantes da Casa Civil, além do secretário da Habitação, Sílvio Torres, com o objetivo de agilizar ações da área social e, principalmente, da habitação, como a construção de moradias populares e o aproveitamento de imóveis já existentes na região que possam ser disponibilizadas àquelas famílias por meio do aluguel social.
Beraldo disse que poderá ser questionada ainda eventual denúncia de juristas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições