Convênio vai implantar campus da Ufscar em Sorocaba


23/08/2005 16:02

Compartilhar:

: Hamilton Pereira (esq.) cumprimenta o secretário executivo do MEC, Jairo Jorge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/hamiltonufscar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou no último dia 19/8 da solenidade de assinatura do convênio entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) coma Prefeitura de Sorocaba. O convênio permitirá a implantação de um campus avançado da universidade em Sorocaba, localizado no quilômetro 110 da rodovia João Leme dos Santos, que liga o município a Salto de Pirapora.

Hamilton Pereira considera uma vitória, uma vez que em outros municípios do porte de Sorocaba a porcentagem de alunos do ensino superior em universidades públicas é de 33%, enquanto apenas 3% dos jovens de Sorocaba têm acesso à educação superior gratuita.

O deputado, que participou do início das discussões acerca do projeto de um campus da Ufscar para Sorocaba em 2000, lembrou das dificuldades enfrentadas pela deputada federal Iara Bernardi, desde o início das discussões até a concretização do projeto. "Houve desde a resistência de alguns políticos que priorizam os interesses partidários em detrimento dos interesses sociais, até a oposição de órgãos ambientais à instalação do Campus na Fazenda Ipanema", lembra Hamilton Pereira.

O governo federal já destinou recursos do Orçamento Federal deste ano para a instalação de dez novos campi de universidades federais em sete estados do Brasil. Para São Paulo, estão contemplados os campi da Ufscar em Sorocaba e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santos, além da criação da Universidade Federal do ABC. Concurso público também já foi aberto pelo governo federal para 2365 vagas de professores (365 somente para os novos campi), além da previsão de contratação de mais quatro mil docentes até o meio do ano que vem. "A meta do governo Lula é criar, em quatro anos, 35 mil novas vagas para alunos nas universidades federais", explica Hamilton.

Vestibular

O primeiro vestibular para o novo campus será realizado no primeiro semestre de 2006, com estimativa de 180 vagas. Inicialmente, serão oferecidas 40 para os cursos de turismo, bacharelado e licenciatura em ciências biológicas e 60 para o curso de engenharia de produção.

As aulas terão início em março, em instalações provisórias. E o Ministério da Educação pretende implantar mais dois cursos, além de especialização e extensão, a partir de 2007.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp