Deputada visita áreas atingidas por enchentes


16/01/2008 18:16

Compartilhar:

Prandi e o prefeito de Jacupiranga verificam estragos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRANDI JACUPIRANGA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) esteve nesta terça-feira, 15/1, em Peruíbe, Jacupiranga e Pariquera-Açu, três das cidades mais atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas que castigaram a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, desde a noite de sábado, 12/1. Após se reunir com os chefes dos executivos dos três municípios, a parlamentar apela aos governos estadual e federal para que intensifiquem a ajuda para recuperação dos estragos, especialmente em Jacupiranga, onde 70% da produção agrícola estão perdidos e bairros inteiros permanecem isolados.

"É uma situação desoladora. Bananais inteiros permanecem submersos. Muitos trechos de estradas vicinais e várias pontes foram levados pelas águas, isolando comunidades inteiras, como a do Barro Branco. A ligação entre Jacupiranga e Eldorado está interrompida porque uma enorme cratera se abriu na SP-193, na direção do córrego Cabeça de Gado. Além disso, há um grande contingente de desabrigados", relata Prandi, que percorreu alguns dos pontos mais críticos de Jacupiranga, juntamente com o prefeito João Batista de Andrade.

A parlamentar já enviou solicitação de socorro à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, porque é necessário articular ações de vários setores do governo federal. "Além das ações emergenciais de reconstrução de estradas, desinfecção das áreas alagadas, assistência médica e social aos atingidos, também é fundamental garantir recursos para dar suporte às pessoas que perderam seus bens e aos agricultores que tiveram a produção destruída", enfatiza a deputada, que também enviou o apelo ao secretário estadual da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho.

Segundo o prefeito de Jacupiranga, com a perda de grande parte da produção agrícola, o orçamento do município para os próximos cinco meses vai quase a zero. "Precisamos do amparo de outras esferas de governo para fazer frente aos problemas", explicou. Em Pariquera-Açu, as águas já baixaram, mas a cidade ainda contabilizava os estragos, especialmente nas estradas vicinais. "É para isso que precisaremos destinar a maior parte dos recursos", afirmou o prefeito Zildo Wach. Já a chefe do Executivo de Peruíbe, Julieta Omuro, acredita que serão necessários cerca de R$ 5 milhões para as obras de reconstrução na cidade.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp