Ambulatório em hospital de Santos recebe nome de Joaquim Chicarino


22/03/2005 18:05

Compartilhar:

Doutor Chicarino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DrChicarino.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ambulatório do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, será batizado nesta quinta-feira, 24/3, às 11h, com o nome do médico Joaquim Chicarino. Na oportunidade, será inaugurada placa em homenagem ao médico, autor do projeto estrutural do ambulatório durante o período em que foi assessor técnico do hospital. Foram convidados representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação dos Médicos de Santos, da Associação dos Hospitais da região, do Hospital Infantil Gonzaga e do Sindicato dos Médicos. A homenagem foi proposta por meio da lei estadual 11.634, de janeiro de 2004, de autoria do deputado Fausto Figueira (PT).

Chicarino foi o fundador do Hospital Infantil Gonzaga, em Santos, o único especializado no atendimento de crianças e adolescentes da Baixada Santista, e seu diretor-superintendente de 1969 a 2001. O médico morreu aos 74 anos, em 13 de junho de 2003, em um acidente automobilístico na pista ascendente da Imigrantes. Formado pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e pela Faculdade de Higiene Pública da Universidade de São Paulo, Chicarino participou da elaboração do projeto e da implantação do ambulatório do Hospital Guilherme Álvaro.

"Chicarino, além de ter sido um grande administrador, tinha uma visão humana muito interessante", diz Fausto Figueira. "Tive o privilégio de trabalhar com ele durante a minha gestão no Hospital Guilherme Álvaro (Figueira foi diretor clínico do HGA de 1983 a 1986 e teve Chicarino como assessor técnico nesse período). O projeto estrutural do ambulatório foi todo desenvolvido por ele. Na época, com reuniões semanais de que participavam enfermeiros, funcionários e representantes de estudantes e residentes, conseguimos desenvolver um importante trabalho de valorização dos funcionários por meio de uma gestão colegiada, com resultados muito positivos".

Conhecido como um dos pioneiros no cooperativismo de saúde da região, o médico foi presidente da Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares Pediátricos de Santos, de 1976 a 1999; membro do Conselho Fiscal da Unimed Santos, de 1970 a 1971; e diretor-tesoureiro do grupo, de 1972 a 1976. Atuou como membro do Conselho Fiscal da Associação dos Médicos de Santos, de 1977 a 1978,; foi tesoureiro da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo " Regional de Santos, de 1986 a 2003; e também diretor-técnico e assessor gerencial da Infantil Santos " Cooperativa Médico-Hospitalar, de 2001 a 2003.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp