Deputado participa da inauguração de tanques de óleo diesel em Santos


18/12/2008 17:01

Compartilhar:

351 embarcações serão contempladas através do Programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/LUCIANO BATISTA TPPS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na terça-feira, 9/12, o deputado Luciano Batista (PSB), ao lado do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, compareceu à assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria e o Banco do Brasil.

A pesca artesanal passa a receber subvenção ao diesel marítimo com a inauguração de tanques de óleo diesel no Terminal Pesqueiro Público de Santos. Esse recurso vai beneficiar as 351 embarcações de pesca artesanal e industrial cadastradas no Programa de Subvenção do Preço do Óleo Diesel Marítimo no Estado de São Paulo.

De acordo com o ministro, o programa vai proporcionar uma redução de custos da operação dos pescadores. "Este é mais um passo importante na prestação de serviços dos nossos pescadores. Os custos da atividade pesqueira praticamente se dividem entre os gastos com combustível para as embarcações e gelo para conservação do pescado. Ao subvencionar o óleo, a Secretaria equipara o preço do diesel aos preços internacionais e, dessa forma, promove o aumento da rentabilidade dos trabalhadores envolvidos na atividade e a competitividade do pescado brasileiro no mercado internacional. Esse benefício vem cumprindo seu objetivo e tem aumentado nos últimos anos", declarou Gregolin.

Ainda segundo o ministro, a Secretaria vai recuperar o Terminal Pesqueiro de Santos. "Queremos fazer com que Santos volte a ter importância que teve no passado. Vamos recuperar o terminal e o setor pesqueiro, pois a indústria pesqueira está crescendo no Brasil. No próximo ano vamos investir aqui pelo menos R$ 6 milhões de reais. Estes novos investimentos dão mais dinamismo ao terminal e vão melhorar a qualidade de vida dos pescadores", completou.

"Este é mais um programa importante que está sendo implementado na nossa região. Só na Baixada são nove mil pescadores. Sei que no primeiro momento vai ser difícil beneficiar a todos, mas acredito no trabalho do nosso ministro. Atualmente, o óleo diesel é o principal custo dos pescadores, mas agora, com este acordo, vai proporcionar lucros e ganhos a todos", disse Luciano Batista.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp