Presidente da Assembleia assume governo interino do Estado
O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, exercerá o cargo de governador do Estado a partir da segunda-feira, dia 2 de novembro, às 9h30, quando prestará o juramento constitucional no salão nobre da presidência, perante a Mesa Diretora da Assembleia. Munhoz ficará à frente do Executivo por conta da viagem de José Serra à Turquia entre 29/10 a 7/11, e a do vice-governador Alberto Goldman à Colômbia, de 2 a 4/11.
Barros Munhoz é o 13º presidente do Legislativo paulista a ocupar o posto de chefe do Poder Executivo
Com a posse do deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no cargo de governador, será a 13ª vez desde o advento da República, em 15/11/1889, que um chefe do Poder Legislativo ocupa o posto de chefe do Poder Executivo no Estado. Entre 1892 e 2009, assumiram o governo do Estado três presidentes do antigo Senado Estadual e dez presidentes da Assembleia Legislativa (na chamada República Velha "1891-1930", o sistema legislativo nos Estados era bicameral, composto do Senado Estadual e da então Câmara dos Deputados Estadual, hoje Assembleia).
A primeira vez que um chefe do Poder Legislativo assumiu o governo de São Paulo foi em 21/9/1892. O presidente do Senado na época, Ezequiel de Paula Ramos, exerceu o cargo interinamente, em razão da viagem do presidente Estado (o equivalente ao governador de hoje), Bernardino de Campos, ao Rio de Janeiro, a então capital federal até 26 do mesmo mês.
A segunda vez foi entre o término do mandato de Bernardino de Campos e antes da posse do presidente eleito Campos Salles, quando houve um hiato de 15 dias, período no qual assumiu o cargo o presidente do Senado Estadual, Francisco de Assis Peixoto Gomide, exercendo entre 15/4 a 1º/5/1896.
A terceira vez foi por ocasião da morte do presidente Carlos de Campos, em 27/4/1927. O vice-presidente Fernando Prestes, por motivo de doença, não pôde assumir, cabendo ao então presidente do Senado, Antonio Dino da Costa Bueno (Dino Bueno), a tarefa de dirigir os destinos de São Paulo e passar o cargo ao sucessor eleito, Júlio Prestes de Albuquerque, em 14/7/1927.
Candidato à presidência da República, o governador Armando de Salles Oliveira renunciou ao cargo em 29/12/1936, assumindo interinamente suas funções o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Henrique Smith Bayma, que permaneceu como governador até a posse de José Joaquim Cardozo de Mello Neto, eleito pela própria Assembleia, em 5/1/1937.
Depois disso, somente em 1985 é que um presidente da Assembleia Legislativa exerceria o cargo de governador. Assumiu a incumbência de dirigir o Estado o deputado Néfi Talles, quando da viagem do governador Franco Montoro aos países da Bacia do Prata, nos dias 1º e 2/3/1985.
O governador Montoro se licenciaria do cargo mais uma vez: entre 11 e 16/12/1986, para realizar outra viagem ao exterior, assumindo as funções de governador o presidente da Assembléia na época, deputado Luiz Carlos Santos.
Entre 7 e 17/2/1991, assumiu o Executivo paulista o deputado Tonico Ramos, quando da licença do governador Orestes Quércia também para uma viagem ao exterior.
Durante a gestão do governador Luiz Antonio Fleury Filho, por duas vezes um presidente da Assembleia Legislativa assumiu o cargo de chefe do Poder Executivo: de 8 a 18/5/1992, o deputado Carlos Apolinário, e nos dias 12 e 13/12/1994, o deputado Vitor Sapienza.
O deputado Walter Feldman, então presidente da Assembleia Legislativa, exerceu o cargo de governador do Estado entre 13 e 15/11/2001, no lugar do governador Geraldo Alckmin, em razão de viagem ao exterior.
No curto período de 8 a 10/10/2006, o deputado Rodrigo Garcia, exerceu o cargo de governador durante a licença de Cláudio Lembo, que realizou uma viagem oficial ao Uruguai.
Nos impedimentos do governador José Serra e do vice Alberto Goldman, entre 8/1 a 11/01/2009, ambos em viagem ao exterior, o então presidente da Assembleia, José Carlos Vaz de Lima, exerceu interinamente o cargo de chefe do Executivo Paulista.
*Antônio Sérgio Ribeiro é diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações