Parque Estadual Marinho da Laje de Santos


13/01/2011 18:30

Compartilhar:

Rochas apresentam formações de arcos e túneis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/PARQUEMARINHOIMG_1545.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/PARQUEMARINHOIMG_0908.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tartarugas fazem parte das espécies ameaçadas de extinção <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/santos-TARTARUGA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/PARQUEMARINHOIMG_0963.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Calhaus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/santos-calhaus.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Farol da Ilha da Moela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/PARQUEMARINHOIMG_0888.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/PARQUEMARINHOIMG_0943.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/santos-lajeTIRARCREDITO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criado pelo Decreto Estadual 37.537/1993, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro parque marinho do Estado de São Paulo, sob a administração do Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente responsável pela administração das Unidades de Conservação do Estado.

O parque abrange áreas emersas (laje de Santos e rochedos conhecidos como Calhaus) e imersas (parcéis, fundo arenoso e a coluna d"água).

A porção emersa da laje de Santos tem formato que lembra uma baleia, tem 550m de comprimento, 33m de altitude e 185m de largura, sendo a declividade mais acentuada no lado exposto ao embate de ondas (sul-sudeste). No lado norte, mais abrigado, a declividade é mais suave. A profundidade em ambos os lados atinge 30m.

Nos Calhaus, com altitude aproximada de 14 metros, observa-se um hidrodinamismo maior do que na área da laje, de modo que as correntes são mais intensas e com direção mais variável. Como resultado do trabalho erosivo, as rochas apresentam formações de arcos e túneis. A profundidade nesta área chega aos 42m, que é a maior profundidade observada na área do parque.



Atrativos



Lajes são formações rochosas emersas que apresentam muito pouca ou nenhuma vegetação, diferentemente de ilhas, que têm vegetação abundante, e os parcéis, formações rochosas que ficam imersas, próximas à superfície.

São ainda destaques do parque os parcéis do Bandolim, das Âncoras, Brilhante, do Sul e Novo, além dos rochedos conhecidos como Calhaus, que apresentam uma fauna ímpar, com diversas espécies de corais, esponjas, estrelas do mar, caranguejos, além de diversos cardumes de peixes que lá se alimentam e reproduzem. Outros peixes, que não formam cardumes, também utilizam esta área para sua alimentação. É o caso da raia-manta, animal-símbolo do parque, e que pode atingir até 9 metros de envergadura.

As aves marinhas residentes, como o atobá-marrom e o gaivotão, e as migratórias, como o trinta-réis, também estão presentes no parque, e usam a área para alimentação e reprodução, proporcionando um espetáculo à parte para o visitante. Espécies ameaçadas de extinção também compõem a fauna do parque, dentre elas baleias, tartarugas e golfinhos.

As águas transparentes da laje de Santos apresentam até 35 metros de visibilidade nos melhores dias, o que a torna um local muito especial, considerado por muitos como um dos melhores pontos de mergulho do país.

Um barco pesqueiro, chamado Moreia, que foi naufragado no início dos anos 1990, e outro pesqueiro, de nome São Judas, que naufragou em meados da década de 1980, constituem hoje mais um atrativo para o mergulho no local, em razão da grande concentração de vida marinha que abrigam.



Localização



O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos pode ser localizado na Carta Náutica 1.711, delimitado pelas coordenadas 24º15"48"S, 46º12"00"W e 24º21"12"S , 46º09"00"W. Tem como referência náutica continental mais próxima o farol da Ilha da Moela, da qual dista 16,8 milhas náuticas e de onde a Laje se encontra a 164º. Para chegar ao parque, porém, percorre-se uma distância de cerca de 25 milhas, considerando os principais ancoradouros do Guarujá, da Ponta da Praia, em Santos, e do Mar Pequeno, em São Vicente.



Legislação de proteção



Ao entrar na área do Parque é importante que se tome alguns cuidados, sendo proibidas as seguintes atividades na área: capturar ou coletar qualquer organismo marinho ou terrestre; provocar poluição ou danos físicos que possam causar impacto sobre a estrutura biológica e geológica da área; desembarcar na laje de Santos e nas outras formações rochosas sem prévia autorização da administração do parque e da Marinha; e mesmo entrar na área do parque portando armas, materiais ou outros instrumentos destinados à caça, pesca ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora.

alesp