CPI da Queima da palha escolhe relator especial


16/10/2007 21:21

Compartilhar:

Pedro Franco de Campos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi palha pedro franco de campos rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanessa Damo, Fernando Capez e Dárcy Vera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi palha vanessa capes darcy 233rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Uebe Rezeck (dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi palha procuradores da alesp e dep rezeck03 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rafael Silva, presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi palha dep rafael silva03 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por indicação da deputada Vanessa Damo (PV) e com o apoio dos demais membros da comissão, foi escolhido como relator especial da CPI da Queima da palha de cana-de-açúcar o deputado Uebe Rezeck (PMDB), por seu conhecimento sobre as condições de trabalho e de como elas afetam a saúde dos trabalhadores nos canaviais.

A CPI convidou também, através do vice-presidente Fernando Capez (PSDB), alguns procuradores da Casa para reunir num relatório o conjunto de leis que se referem ao objeto da CPI que são a exploração do trabalho escravo e as queimadas, que tanto prejudicam a imagem do Brasil e o meio ambiente. Os deputados receberam também " e o presidente Rafael Silva (PDT) convidou para compor a mesa " o membro do Ministério Público e professor de Direito Pedro Franklin de Campos. Em sua fala, Franklin de Campos fez considerações sobre seu respeito pela atividade do Legislativo, "um poder de legitimidade pura, a alma da sociedade", segundo ele, e colocou-se à disposição para combater a escravidão em pleno século XXI: "é inadmissível que existam pessoas explorando e subjugando seus semelhantes a ponto de reduzi-los à condição de escravos".

Entre os maiores poluidores

O deputado Rafael Silva (PDT), presidente da CPI, acrescentou que as atuais condições de trabalho dos bóias-frias são piores do que as que os escravos viviam no passado. "Seu tempo de vida útil é de 12 a 15 anos, menor que os 20 anos dos escravos de antigamente". Rafael Silva falou ainda que os trabalhos da CPI deverão ter reflexos no Brasil inteiro, criando legislação e impedindo que regiões sem preocupação com o bem-estar dos trabalhadores e que fogem das responsabilidades trabalhistas consigam produzir o álcool de uma maneira mais barata e apresentem, por isso, uma competitividade maior. "Uma legislação nacional vai estabelecer uma concorrência saudável", disse o presidente e afirmou que os usineiros vão, no médio prazo, perceber as vantagens de considerarem o respeito aos trabalhadores e ao meio ambiente. "As nações desenvolvidas têm mais consciência e mais informação. Quando descobrirem de que maneira são tratados nossos trabalhadores, os consumidores desses países rejeitarão o álcool brasileiro". O deputado finalizou afirmando que o Brasil está entre os quatro maiores poluidores do mundo e que 75% dessa poluição é causada pelas queimadas. "Não é bom estar lá no alto nesse ranking".

Participaram também os deputados Davi Zaia (PPS), Conte Lopes (PTB), Dárcy Vera (DEM), Adriano Diogo (PT) e Samuel Moreira (PSDB).

alesp