Deputado defende ações contra o racismo no Estado de São Paulo


13/05/2009 10:48

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid em entrevista ao SIC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/EDMIRCHEDIDRACISMO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) defendeu ações contra o racismo implantadas pelo governo do Estado. Para ele, elas refletem nos pressupostos adotados em relação aos direitos humanos, fundamentados no respeito aos anseios individuais e coletivos e na equidade e justiça social. A defesa às ações ocorreu durante entrevista ao Sistema Interiorano de Comunicação (SIC) em que tratou do Dia Nacional de Luta Contra o Racismo e o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, lembrados em 13 de Maio.

Em relação ao Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, Edmir Chedid disse que o reconhecimento dos direitos humanos não é suficiente e tampouco contribui para a garantia da igualdade entre as pessoas. "As ações implantadas pelo Estado têm sido fundamentais, mas ainda é preciso contar com o apoio de toda a sociedade", argumentou.

Na entrevista, ele ressaltou que o maior desafio para aqueles que lutam contra o racismo está justamente em convencer a opinião pública do caráter sistemático e não-casual das desigualdades raciais. Por isso, lamentou a reprodução cotidiana através dos meios de comunicação de massa do racismo como algo intrínseco à cultura popular.

Ao ser questionado sobre o Dia da Abolição da Escravatura, Edmir Chedid relatou que o racismo ainda é o maior responsável por reproduzir a condição de confinamento dos negros aos escalões inferiores da estrutura social, por intermédio da discriminação de ordens distintas ou explícitas. "Racismo é uma ideologia e um processo pelo qual grupos específicos são percebidos como raça ou grupo étnico de modo inerente diferente ou inferior", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp