ETE-Hortolândia começa fase de testes operacionais


05/11/2008 11:19

Compartilhar:

Esgotos serão tratados a partir de dezembro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/foto Perugini.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Hortolândia entrará em período de teste em dez dias e deve começar a receber esgoto a partir de 15 de dezembro. A informação foi passada a deputada Ana Perugini (PT) na segunda-feira (03), quando esteve em vistoria ao local juntamente com o prefeito Angelo Perugini e a Comissão de Moradores que acompanha a obra.

A partir do início da operação da ETE, Hortolândia passará a contar com 21% de esgoto tratado, um salto em relação ao cenário atual da cidade que não conta com o serviço. As obras da estação foram retomadas em abril do ano passado, depois de dois anos de trabalhos paralisados no local. Desde então, como coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp e membro da Comissão de Serviços e Obras Públicas, a deputada passou a visitar periodicamente as obras.

Na fase de testes, a concessionária utilizará uma carga hidráulica para verificar o funcionamento dos equipamentos. A água é importante também para a impermeabilização do solo das lagoas, segundo o responsável regional da Sabesp, José Francisco Gomes. Até março, a ETE funcionará em operação assistida.

Ana Perugini salientou a importância de transformar o local num modelo para outras cidades com a possibilidade de visitas agendadas. "Esse local precisa ficar aberto para escolas que queiram trabalhar a questão ambiental com os alunos", acrescentou a deputada.

Paralelamente, a cidade está com obras de ligação de esgoto, incluindo a implantação de tubulações sob a ferrovia e a SP-101, que levarão os resíduos para o tratamento na estação. A ETE-Hortolândia terá capacidade para tratar 400 litros de detritos por segundo e o investimento da obra é de R$ 10,5 milhões. A unidade estará pronta para receber um percentual maior de resíduos à medida que as ligações de coleta aumentem.



Presídio

Ana Perugini também está empenhada na recuperação da nascente do Ribeirão Jacuba, que hoje tem como principal agente poluidor o Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia. Em reuniões com o secretário de Assuntos Penitenciários, Antonio Ferreira, com a presença de representantes da Sabesp e do executivo municipal, definiu-se pelo pré-tratamento dentro da própria unidade carcerária.

De acordo com o projeto executivo da obra, o pré-tratamento consiste na construção de caixas de areia e peneiras rotativas para a seleção dos resíduos sólidos. A operação agrega as unidades do complexo penitenciário pertencentes a Campinas e Hortolândia. Com a conclusão da obra, os resíduos líquidos serão encaminhados para a ETE-Hortolândia.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp