ETE-Hortolândia começa fase de testes operacionais
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Hortolândia entrará em período de teste em dez dias e deve começar a receber esgoto a partir de 15 de dezembro. A informação foi passada a deputada Ana Perugini (PT) na segunda-feira (03), quando esteve em vistoria ao local juntamente com o prefeito Angelo Perugini e a Comissão de Moradores que acompanha a obra.
A partir do início da operação da ETE, Hortolândia passará a contar com 21% de esgoto tratado, um salto em relação ao cenário atual da cidade que não conta com o serviço. As obras da estação foram retomadas em abril do ano passado, depois de dois anos de trabalhos paralisados no local. Desde então, como coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp e membro da Comissão de Serviços e Obras Públicas, a deputada passou a visitar periodicamente as obras.
Na fase de testes, a concessionária utilizará uma carga hidráulica para verificar o funcionamento dos equipamentos. A água é importante também para a impermeabilização do solo das lagoas, segundo o responsável regional da Sabesp, José Francisco Gomes. Até março, a ETE funcionará em operação assistida.
Ana Perugini salientou a importância de transformar o local num modelo para outras cidades com a possibilidade de visitas agendadas. "Esse local precisa ficar aberto para escolas que queiram trabalhar a questão ambiental com os alunos", acrescentou a deputada.
Paralelamente, a cidade está com obras de ligação de esgoto, incluindo a implantação de tubulações sob a ferrovia e a SP-101, que levarão os resíduos para o tratamento na estação. A ETE-Hortolândia terá capacidade para tratar 400 litros de detritos por segundo e o investimento da obra é de R$ 10,5 milhões. A unidade estará pronta para receber um percentual maior de resíduos à medida que as ligações de coleta aumentem.
Presídio
Ana Perugini também está empenhada na recuperação da nascente do Ribeirão Jacuba, que hoje tem como principal agente poluidor o Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia. Em reuniões com o secretário de Assuntos Penitenciários, Antonio Ferreira, com a presença de representantes da Sabesp e do executivo municipal, definiu-se pelo pré-tratamento dentro da própria unidade carcerária.
De acordo com o projeto executivo da obra, o pré-tratamento consiste na construção de caixas de areia e peneiras rotativas para a seleção dos resíduos sólidos. A operação agrega as unidades do complexo penitenciário pertencentes a Campinas e Hortolândia. Com a conclusão da obra, os resíduos líquidos serão encaminhados para a ETE-Hortolândia.
aperugini@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições