Pirapora do Bom Jesus pode virar estância turística


20/07/2011 15:05

Compartilhar:

Pirapora do Bom Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/Pirapora2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prestes a completar 286 anos, a cidade de Pirapora do Bom Jesus, a 61 quilômetros da capital, vive a expectativa de conquistar o título de estância turística.

Reconhecido como o primeiro santuário cristocêntrico do Brasil e destino de milhares de romeiros todos os anos, o município de mais de 15 mil habitantes foi motivo de um projeto de lei apresentado pelo deputado Pedro Bigardi (PCdoB) na Assembleia Legislativa.

De acordo com o PL 354/2011, Pirapora é um dos principais ícones culturais e religiosos do Estado. A cidade teve origem em agosto de 1725, quando uma imagem do Senhor Bom Jesus foi encontrada às margens do rio Tietê.

Localizada na rota dos bandeirantes, Pirapora guarda a memória das expedições realizadas desde a época do descobrimento, que possibilitaram o desenvolvimento do Estado mais rico do país.

"Além de oferecer aos visitantes, que demandam atividades de caráter cultural-religioso, uma hospitalidade típica da sua pacata e receptiva população, Pirapora do Bom Jesus também oferece a todos aqueles que a visitam uma natureza pródiga em recursos e belezas histórico-naturais, como a igreja matriz, o seminário Premonstratense, com sua capela, a casa dos Milagres, a cruz do Século, o portal dos Romeiros, a fonte dos Milagres, o morro do Capuava e a casa do Samba Paulista", destacou Bigardi.

O projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia.



A íntegra das proposituras, bem como sua tramitação, podem ser consultadas no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no link Projetos.

pabigardi@al.sp.gov.br

alesp