Ato solene na Assembléia comemora Semana Estadual da Saúde

Entidades ressaltam necessidade de maior controle social sobre os gastos do Sistema Único de Saúde
04/04/2006 15:58

Compartilhar:

As conquistas obtidas na Constituição Federal vigente foram lembradas pelo deputado federal Roberto Gouveia (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/atosaudegouveia318mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Neder pede união entre secretários municipais, sindicatos e entidades afins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/atosaudeneder353mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene para comemorar a Semana Estadual da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/atosaude356mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado nesta terça-feira, 4/4, para comemorar a Semana Estadual da Saúde foi marcado por pedidos de maior controle social dos gastos públicos. Tanto entidades de classe ligadas ao setor da saúde como autoridades federais, estaduais e municipais presentes ao evento foram unânimes na defesa de maior controle dos gastos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor da lei que criou esta semana comemorativa, o deputado Carlos Neder (PT) ressaltou a importância de não se restringir a apenas um dia o período para comemorações, reivindicações, apresentação de sugestões e debates dos temas relacionados à saúde.

Carlos Neder pediu também união entre secretários municipais, sindicatos e entidades afins para pressionar pela derrubada do veto do governador ao Projeto de Lei 851/99, que dispõe sobre a organização dos Conselhos Gestores nas Unidades de Saúde do SUS no Estado.

Ressaltando a necessidade de se gastar melhor o dinheiro do SUS, sob pena de não se ter a verba necessária, ainda que dobrado o seu valor, o deputado Pedro Tobias (PSDB) falou de sua experiência como médico. Ele afirmou que colegas de outros países, conhecedores de nossa realidade, afirmam que no Brasil "se gasta muito mal", pois há casos em que se pedem exames mais caros, quando bastariam exames clínicos.

Tobias salientou a necessidade de se priorizar o atendimento médico público às comunidades mais carentes. Segundo ele, apenas classes sociais mais privilegiadas têm conseguido liminares judiciais que obrigam o Estado a pagar remédios e cirurgias caras.

As conquistas obtidas na Constituição Federal vigente foram lembradas pelo deputado federal Roberto Gouveia (PT-SP). Ele afirmou que antes de 1988 "somente quem tinha carteira de trabalho assinada podia ser atendido nos hospitais públicos". Gouveia disse que houve, na época, grande mobilização da sociedade para apresentar aos deputados constituintes uma proposta de um sistema de saúde "universal e integral", onde todos tivessem acesso.

Os deputados Ricardo Castilho (PV) e Simão Pedro (PT) saudaram os presentes e enfatizaram a necessidade de maior participação popular no controle da gestão da saúde. Castilho lembrou que a CPMF foi criada para atender demandas da saúde, mas isso nunca ocorreu.

Durante o evento, houve pronunciamentos de participantes vindos de vários municípios, entre eles uma caravana de Hortolândia, com cerca de 40 pessoas, que partiria para Brasília, após o evento, para participar de comemoração na capital federal.

Ao final, Marco Manfredini, coordenador do evento, informou que o Dia Mundial da Saúde será comemorado num ato público às 10h da próxima sexta-feira, 7/4, na praça Ramos de Azevedo, na região central de São Paulo.

alesp