Deputado mirim propõe aulas de segurança no Ensino Fundamental


11/11/2005 17:47

Compartilhar:

Parlamento Jovem relizado em 2003<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PARLA JOVEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O medo e a insegurança nas escolas fizeram com que o estudante Luis Gustavo Rovaron, 17 anos, sugerisse que o tema vire uma disciplina do Ensino Fundamental na rede pública de ensino. Deputado Mirim pela região de Jaguariúna, o aluno da terceira série do Ensino Médio defenderá o projeto na edição deste ano do Parlamento Jovem, programa da Assembléia Legislativa de São Paulo que pretende aproximar os estudantes paulistas do Legislativo.

"Fizemos uma pesquisa e percebemos que o tema afeta diretamente às crianças e adolescentes nas escolas. Entendemos que a partir de uma disciplina, os estudantes poderão entender melhor a importância da segurança pública, o que pode diminuir os índices de violência", explica Luis Gustavo. Ele avalia que a medida deve ajudar a conscientizar os adultos da violência e da falta de respeito existente no dia-a-dia. "Desta forma, eles terão condições de educar melhor seus filhos para um futuro mais promissor", completou.

O projeto de Luis Gustavo foi elogiado pelo deputado Romeu Tuma (PMDB), ex-presidente e atual membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo. "São idéias como estas que podem vir a ajudar na resolução de questões que afetam toda a população", avalia o deputado. Tuma entende que diversas propostas apresentadas no Parlamento Jovem podem ser aproveitadas e virem a se tornar projetos de lei.

Programa criado em 1999, o Parlamento Jovem foi instituído com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma visão do Legislativo. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, que acontece no próximo dia 18, um aprendizado sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

"Neste momento de crise política, com denúncias a torto e a direito, a realização do Parlamento Jovem, a partir da discussão de projetos importantes, traz um sopro de confiança na consolidação da democracia brasileira. Esse projeto, também, é fundamental dentro da estratégia de aproximar o Poder Legislativo da comunidade paulista", afirma o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Rodrigo Garcia (PFL).

alesp