Parceria entre Assembléia e IBDC prevê eventos para difundir cidadania e valores democráticos


18/06/2001 19:41

Compartilhar:


A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania (IBDC) assinaram na tarde desta segunda-feira, 18/6, um protocolo de intenções que prevê a promoção conjunta de atividades, projetos e eventos voltados para a difusão da cidadania e dos valores democráticos. Além de incentivar parcerias com entidades, empresas, organizações e centros de voluntariado, o documento propõe a realização de estudos que visem o aprimoramento do Poder Legislativo como instrumento de promoção da justiça social.

Para o primeiro secretário da Assembléia, deputado Hamilton Pereira (PT), "é fundamental criar um processo interativo com as entidades do Terceiro Setor para perpetuar o conceito de cidadania". Na opinião do deputado Dorival Braga (PTB), segundo secretário da Mesa, o protocolo de intenções assinado entre Assembléia e IBDC favorece o acompanhamento pelos cidadãos do desempenho do Estado. "No Interior é mais fácil fiscalizar a ação pública. Já nos grandes centros, parcerias como esta podem viabilizar a interação da sociedade com o poder público", afirmou o parlamentar.

De acordo com o presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman (PSDB), a assinatura do protocolo faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Parlamento estadual para intensificar o diálogo entre a sociedade e o Poder Legislativo. Feldman convidou o IBDC a realizar palestra na Escola de Cidadania que a Assembléia pretende criar nos próximos meses.

As intenções declaradas no documento terão um prazo de 24 meses para se concretizar. Esse prazo poderá ser prorrogado, desde que as duas partes estejam de acordo.

alesp