Assembléia Popular


30/11/2007 10:04

Compartilhar:

Luiz Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ass Pop LuisSilveira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alfredo Tercero Silva e Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ass Pop Tercero Silva (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Vilas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ass Pop marcelo vilas02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reforma tributária

O professor Luiz Silveira, do Movimento Brasileiro contra a Indústria da Doença, falou do projeto de reforma tributária, "engavetado no Congresso". "É necessário que a população exija dos governantes um Código de Direitos dos Contribuintes", ponderou.

Gestão democrática

"A maioria dos diretores de escola está lá por indicação política. Precisamos de uma gestão democrática nas escolas", observou Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social e Recreativo Sudeste. Para ele, a fiscalização nas unidades de ensino precisa de um controle externo.

Perdas salariais

Clóvis de Oliveira, da Associação dos Policiais Civis e Militares, pediu a adesão dos policiais militares, civis, federais e das Forças Armadas para o projeto de iniciativa popular que requer a reposição das perdas salariais dos policiais entre 31/3/1964 e 15/8/1979.

Nova chacina

"Venho denunciar mais uma chacina de moradores de rua, que aconteceu terça-feira, em Santa Cecília", falou Robson Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua. Ele divulgou a audiência pública na Assembléia, em 4/12, para debater questões ligadas ao tema.

Contra a CPMF

A eternização da CPMF, disse o líder dos moradores do Jardim Tremembé Silvio Luiz Del Giudice, é culpa do PSDB, que a criou. Conclamou os eleitores a oferecerem resistência contra a prorrogação.

De olho na licitação

Sávio Nogueira Holanda, da Imprensa Oficial do Estado, denunciou irregularidades na licitação de papel para jornal. Ele acredita que tem de haver profunda investigação, para verificar possíveis atos de fraude nos processos de compra de material.

Em defesa do deputado

O cidadão Sebastião José da Silva falou a favor do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que tem sofrido críticas por sua atuação. Argumentou que se trata de pessoa idônea, que luta pelos interesses da população e cuja seriedade tem de ser respeitada.

Horário extinto

Para Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos, o prefeito Kassab criou um "saco de maldades" que inclui a extinção da faixa de 11 às 15 horas na escola pública. Ela afirmou não acreditar na promessa de criação de mais escolas ou CEUs.

Polícia na praça

Representando o Movimento Saúde Parque Dorotéia, José Erberton dos Santos pediu providências do secretário da Segurança Pública de São Paulo por maior policiamento nas praças da Sé, Clóvis e João Mendes, no centro da capital.

Audiência pública

José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, comentou audiência pública realizada na Assembléia para discutir a instalação de unidades da Fundação Casa em diversos municípios do Estado de São Paulo.

Agradecimentos

Integrante do Movimento Negro Diga Brasil, Ricardo Monteiro Souza, o Mandella, defendeu as ações do governo Lula e agradeceu a todos os que ocupam a tribuna da Assembléia Popular para defender os interesses da população.

Reação

A delegada de polícia aposentada Maria Lima de Matos, presidente do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida, criticou recentes declarações do deputado Waldir Agnello (PTB) referentes a recente ato promovido pelo deputado Carlos Giannazi em defesa da comunidade gay.

Injustiça

Darcy Rosa dos Reis, representante de diversos setores carentes,denunciou que, com o respaldo da lei, ocorrem grandes injustiças em casos de interdições judiciais, pois a pessoa interdita não pode se defender.

Para pensar

José das Mercês Freitas, da Associação dos Moradores de Vanguarda do Jardim Icaraí, propôs temas para pensar, como a saúde (com tempo de espera de 4 a 5 meses na marcação de consultas) e trabalho infantil (que poderia ser aceito em período de duas a quatro horas).

Volta

"Os professores que ocupam cargos na Secretaria da Educação devem voltar às salas de aula", disse Anderson Cruz, do Instituto de Educação São Paulo. Ele também afirmou que a prefeitura esquece do controle social da educação, que deve ser assegurado.

Esquecimento

Merice Andrade Quadros, da ONG Embu Guaçu em Ação, reclamou do abandono em que se encontra a população de sua região, expresso também pela falta de meios de transporte de massa. Ele acha que "o povo deve pedir a cabeça dos atuais governantes de São Paulo".

Integração cultural

Alfredo Tercero Silva Silva, presidente do Circulo Chileno Brasileiro de Integração Latino-Americana, falou sobre documento enviado por ele à Assembléia, propondo a criação de um projeto de lei propondo a integração cultural entre São Paulo e a América Latina.

Respeito aos deficientes

Marcelo Vilas, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, divulgou a Semana Internacional das Pessoas com Deficiência, de 1a 3/12, em São Paulo. Ele pediu melhorias no transporte público e na área tecnológica que contemplem os deficientes.

Saúde e educação

José Baia de Lima, do Sindicato da Saúde de São Paulo, defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS), que "não funciona porque os governantes não gerenciam e não fiscalizam", completou. Ele também abordou a polêmica sobre o uso de celulares em sala de aula.

Diversas necessidades

Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, destacou a importância da construção de um hospital com 250 leitos na região, que atenderia a mais de 1 milhão de pessoas. Ele criticou ainda a Unisa por demitir médicos que atendem no Programa Saúde da Família.

alesp