Nova lei obriga uso de desfibrilador no Estado
O governador José Serra acaba de sancionar a Lei 12.736, de autoria do líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Baleia Rossi, que torna obrigatória, em todo o Estado, a presença de desfibrilador ¬ aparelho médico para atendimento emergencial a pacientes cardíacos " em locais de grande circulação de pessoas, como estádios de futebol, shopping centers, aeroportos, rodoviárias e shows artísticos.
A nova lei também exige a presença, no local, de técnico para operar o equipamento. Será aplicada multa aos que desobedecerem a lei, cujo valor será definido com a sua regulamentação. Segundo o autor, um dos motivos para a apresentação do projeto de lei foi o fato de existir maior tendência a ataques cardíacos em locais com grande público.
Segundo Baleia Rossi, tanto a aquisição do desfibrilador como a contratação do técnico para manuseá-lo deverão ser de responsabilidade dos administradores dos locais com grande presença popular. "O objetivo desta minha proposta, que se tornou lei é, acima de tudo, salvar vidas. O governador José Serra, que é muito sensível às questões da área da saúde, soube entender o espírito da proposta e a avalizou", afirma Baleia Rossi.
"Antes de esta minha lei entrar em vigor, a presença deste equipamento médico em locais com grande concentração popular", informa o deputado, "era uma exigência legal só no município de São Paulo", lembrando que decreto municipal neste sentido foi assinado no ano passado pelo prefeito da capital.
baleiarossi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações