Está plantada a semente do hospital

Opinião
03/07/2008 19:56

Compartilhar:


O Grande ABC disse sim à campanha pró-hospital estadual para atender a população de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. As mais de 130 mil assinaturas coletadas em abaixo-assinado corroboram de maneira cabal esta assertiva. O povo aderiu em massa a campanha porque sente as enormes dificuldades de atendimento quando necessita de assistência médica pública.

Mais de 95% dos que endossaram o abaixo-assinado o fizeram na hora, sem titubear. Quase todos tinham uma história pessoal ou familiar para relatar sobre a precariedade da saúde pública na região. Não é para menos. Hoje quem necessita de internação em UTIs nos hospitais públicos não encontra leitos disponíveis. A espera para determinados exames é superior a um ano.

O abaixo-assinado teve a adesão de praticamente todos os segmentos organizados da região: político, religioso, sindical e comunitário. É nesta diversidade que reside a força da campanha. A Diocese de Santo André, por exemplo, coletou mais de 40 mil assinaturas. Outro tanto foi colhido pelos movimentos de saúde, em especial pelo Acesso à Saúde, Acesso à vida, de Mauá, co-parceiro da iniciativa pró-hospital estadual.

Defendemos um hospital com 250 leitos, a um custo estimado de R$ 50 milhões, para atender aos quase 700 mil habitantes da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os 250 leitos são a metade da real necessidade da região. O novo hospital complementaria e desafogaria o atendimento dos hospitais regionais Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema, hoje saturados.

O Grande ABC clama pelo hospital até como contrapartida pelo que representa em termos de arrecadação de impostos para o Estado de São Paulo. A região, com 2,5 milhões de habitantes, é responsável por 8% do Produto Interno Bruto paulista. Nada mais justo à produção do PIB, portanto, que seja atendida sua aspiração em ter o hospital estadual.

No sábado, 28/5, a campanha pró-hospital prosseguiu com um debate sobre a saúde pública no Independente Futebol Clube, de Mauá. Lá esteve o senador Eduardo Suplicy para apoiar a campanha e falar da saúde pública no Brasil. Também compareceram, entre outros, o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entre outras personalidades.

A campanha não se esgotou nesse ato que reuniu mais de 500 pessoas no Independente Futebol Clube. Pelo contrário: foi mais um momento de reflexão, de análise do movimento e que apontou novos caminhos para concretizar o objetivo. Entre os caminhos, um é entrega do abaixo-assinado em mãos do governador José Serra.

A semente está plantada e a luta tem que continuar. Só quem usa a saúde pública sabe que ela é prioridade.



*Donisete Braga é deputado estadual (PT) e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa

alesp