Gandhi: o símbolo da não-violência


01/09/2008 19:34

Compartilhar:

Estátua de bronze do líder indiano Mahatma Gandhi, localizada na Praça Túlio Fontoura, no Ibirapuera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Gandhi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada na Praça Túlio Fontoura, no Ibirapuera, a estátua de bronze do líder indiano Mahatma Gandhi, confeccionada pelo artista indiano Gautam Pal, é uma homenagem ao líder pacifista, que defendia a luta pelos direitos do seu povo por meio da não-violência e um dos responsáveis pela independência da Índia, em 1947.

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na cidade de Bombaim, em 1869, tendo sido educado em sua terra natal. Quando adulto, cursou Direito em Londres. Ao retornar à Índia tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim. Em 1893, mudou-se para a África do Sul, onde trabalhou na defesa da minoria hindu que vivia no país africano, lutando pelos direitos daquela população. Em 1914, retornado à Índia, começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia, tendo sido preso várias vezes por causa de suas convicções. Era contra a violência, utilizando formas pacíficas de protesto, como greves de fome, retiros espirituais e jejuns. Foi uma das principais figuras na independência de seu país, obtendo bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Apesar disso, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Após sua morte passou a ser chamado de Mahatma "em sânscrito, "grande alma" " Gandhi. A estátua do líder indiano, junto com o espaço do mesmo nome, foi inaugurada em 2002, e doada pelo governo indiano à cidade de São Paulo, detinando-se à realização de eventos ligados à paz.

alesp