Deputada quer que usuários de balsas sejam ouvidos


15/06/2009 11:01

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRANDITRAVESSIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os usuários do serviço de balsas Santos-Guarujá devem ser ouvidos antes da definição do local para implantação da ligação seca entre os dois municípios. A proposta é de Maria Lúcia Prandi (PT) e foi encaminhada ao governador José Serra. Segundo ela, aliada às questões técnicas e urbanísticas, uma pesquisa origem-destino com os usuários das embarcações é fundamental na escolha da área mais adequada para receber a obra.

"Muito se fala sobre o local onde a ponte será erguida. Uns defendem que seja construída nas proximidades de onde hoje operam as balsas. Outros já falam em levar o empreendimento para "dentro" do canal de navegação. Estou certa de que uma pesquisa origem-destino ajudará muito na definição do local mais adequado", alega Prandi.

Para ela, este estudo é tão importante como outras questões que vêm sendo analisadas, especialmente a altura da ponte, para não trazer entraves ao Porto de Santos.

Outra preocupação é com os milhares de ciclistas que usam a balsa entre Guarujá e Santos. Pela proposta recentemente apresentada pelo governo estadual, a ponte contemplaria uma ciclovia e , por isto, Prandi defende que os ciclistas também sejam consultados.

A princípio, a deputada acredita que o melhor caminho seja a manutenção de embarcações para atender a esta especificidade, pois são cerca de 15 mil ciclistas que usam as balsas diariamente.

Maria Lúcia Prandi também voltou a defender a reserva de um espaço para circulação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) no projeto de ligação seca.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp