Frente parlamentar faz balanço de seus trabalhos
Na última reunião de 2009, a Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa, coordenada por Waldir Agnello (PTB), recebeu, nesta quarta-feira, 16/12, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, que fez um balanço dos trabalhos realizados no ano e apresentou encaminhamentos para 2010.
Tortorella reconheceu os efeitos da crise econômica deste ano, mas manifestou convicção no crescimento da economia no próximo exercício. Ele avalia que as micro e pequenas empresas dependem, principalmente, do comércio interno, pois o forte delas não é a exportação. Desta forma, explicou o diretor, a renda e o consumo das pessoas são importantes para o fortalecimento desse empresariado. "A expectativa para 2010 é de mais emprego, mais investimento e maior produção", avaliou.
O representante do Sebrae fez uma avaliação crítica do "portal do empreendedor", reconheceu certa dificuldade no acesso e prometeu novidades já para o começo de 2010. Tortorella prometeu também inauguração de novos escritórios do Sebrae em São Paulo e afirmou seu desejo de disponibilizar, gratuitamente, "educação empreendedora" nas escolas públicas do Estado.
Em relação aos trabalhos da frente em 2009, Agnello afirmou que as reuniões foram muito produtivas. O parlamentar destacou a presença constante e qualificada de representantes de vários setores nos encontros. Para o ano vindouro, o coordenador informou que outros setores como o têxtil e a citricultura deverão se somar aos que já participam da frente. Atualmente, representantes do fumo, energia elétrica, querosene de aviação e medicamentos frequentam as reuniões.
O deputado Vicente Cândido (PT) também manifestou otimismo quanto às novas ações da frente. Segundo o parlamentar, as movimentações em torno da Copa do Mundo de 2014, que o Brasil sediará, deverão fomentar vários setores da economia. Em fevereiro, aliás, a Assembleia realizará um seminário sobre o tema e Vicente Cândido convidou os empresários presentes para participarem. Ele entende que segmentos como gastronomia e turismo têm muito a ganhar com a realização da Copa.
O presidente da Assembleia, Barros Munhoz, compareceu à reunião para saudar os participantes. Após ressaltar o trabalho realizado pela frente, que considera objetivo e sério, o presidente colocou-se à disposição para intermediar negociações com setores do governo para tentar solucionar questões relativas às suas atividades.
Ante alguns questionamentos, como o de Romeu Camargo, da Feicomércio, de que a nova Lei do ICMS não foi favorável ao pequeno empreendedor; e de Antonio Pedreira, do Sindicato Nacional das Micro Empresas, de que a legislação que regula as micro empresas é arcaica, Agnello e Cândido pontuaram que, não obstante essas dificuldades, têm convicção de verem aprovadas, já em 2010, medidas para alterar essa situação.
Citando Henry Ford ao encerrar a reunião, Agnello declarou que "nada pode vencer a união das pessoas e a força do trabalho". A próxima reunião está prevista para 8 de fevereiro de 2010.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações