Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - A realidade ótica de Lígia Desá alcança um valor emblemático e contemplativo


06/07/2010 16:21

Compartilhar:

Obra Mosaico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/ligia de Sa (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lígia Desá <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/ligia de Sa (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ligia Desá se serve sobretudo da geometria como meio ordenar para a realização de suas ideais, que na pintura se caracteriza em acordes, variações, contrastes, alternância de cores.

A geometria fornece à artista estruturas verificáveis que servem à organização da ideia da imagem. A artista procede metodicamente à sistematização da ideia criativa que representa para ela o pressuposto à sua realização.

Através de sua obra verifica-se que Ligia Desá, a exemplo de Max Bill, não acredita na "calculabilidade" da arte, pois sua ação pictórica coloca-se onde o pensar na cor e no espaço rejeita toda ordem rigorosa mas apela à sensibilidade e à capacidade de percepção do observador.

Muito sensível aos valores cromáticos e dotada de um sentido extraordinário da luz, a artista se exprime com sensibilidade. As proporções e a intuição visual decidem o equilíbrio de todos os valores cromáticos que participam de sua composição.

Outro mérito de Ligia Desá é que, sem conceder nada ao fácil e ao óbvio, consegue, permanecendo fiel aos seus ideais, exprimir se de maneira clara e plenamente apreciável.

A obra "Mosaico", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, alcança na representação da realidade ótica um valor emblemático e contemplativo.



A artista



Ligia Desá, nome artístico de Ligia Cícero de Sá, nasceu em Guaratinguetá em l944. Formou-se em teatro pela Faculdade Álvares Penteado, em turismo pela Faculdade de Turismo da Universidade Morumbi Anhembi e em estudos sociais pela Faculdade de Estudos Sociais de São Paulo.

Participou de inúmeras mostras individuais e coletivas, entre elas, na Sociedade Esportiva Palmeiras (2005/2006); Associação Brasileira de Artes Plásticas e de Colagem, na Casa da Fazenda do Morumbi; Academia Latino Americana de Arte, no Memorial da América Latina; Centro Cultural de Santa Barbara D"Oeste; The Rum House Lounge, em Nova York; Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (2007); Mostra de Artes Pláticas na L"osteria del Generale; 7ª Edição Universo Feminino, São Paulo; 22ª Mostra de Arte da Granja Viana; 1ª Exposição Nacional de Artes Plásticas no Jockey Club de São Paulo; 2º Salão de Artes Atrium Cultural, Medalha de ouro, com a obra "Esperança"; 1ª Exposição da ABAPC em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa; Livraria Nobel de São Paulo; Mostra comemorativa do Centenário da Imigração Japonesa, na Casa de Portugal; Movimento Republicano, no Hotel Jaraguá Conventions; 5º Salão de Artes Plásticas Alfredo Mucci, Extrema, Minas Gerais ( 2008 ); 455ª aniversário de São Paulo, Polo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi; Arte Contemporânea, no MAM de Rezende, RJ; 23ª Mostra de Arte da Granja Viana; Casa de Portugal em São Paulo; Parque Avenida Galeria de Arte, São Paulo; 12º Salão Cidade Maravilhosa no Rio de Janeiro, Medalha de Bronze; Museo Metropolitano de Buenos Aires, Medalha de Ouro; 45ª Salão Feminino no Rio de Janeiro - medalha de bronze; Espaço Cultural 5º Centenário na Assembleia Legislativa de São Paulo; Arte para um Mito, no Conjunto Nacional de São Paulo (2009); Centro Cultural da Caixa Econômica Federal de São Paulo; Livraria Cultura, São Paulo; Espaço Cultural do Clube Pinheiros ( 2010.)

alesp