Unesp comemora 35 anos de fundação

Esta universidade pública do Estado tem unidades em 23 municípios
09/11/2011 19:22

Compartilhar:

Autoridades e acadêmicos de destaque participam da cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/35AnivUNESP09nov11Marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Manuel dos Santos Silva, Mônica Bergamaschi, Celso Lafer, Hermann Voorwald, Júlio Cezar Durigan, Barros Munhoz, Ademir Gervásio Moreira, Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/35AnivUNESP09nov11MarcoNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Barros Munhoz (2ºesq.) referiu-se à Unesp como "nossa universidade do interior" Clique para ver a imagem "> Orquestra se apresenta durante evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/35AnivUNESP09nov11Marco1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), uma das três universidades públicas mantidas pelo governo paulista, completou 35 anos nesta quarta-feira, 9/11. A Unesp abrange 23 municípios do Estado, com 21 campi no interior, um no município de São Paulo e um na cidade litorânea de São Vicente. Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa, referiu-se à Unesp como "nossa universidade do interior", forma pela qual a instituição é carinhosamente chamada pelos políticos do interior paulista. Segundo Munhoz, não há cidade nem prefeito do interior paulista que não gostaria de contar com uma unidade da universidade em seu município.

A abertura da cerimônia foi realizada pelo vice-reitor em exercício, Julio Cezar Durigan. Além da presença de acadêmicos de destaque internacional, que em seguida iriam participar do 3º Fórum de Internacionalização da Unesp, estiveram presentes os secretários de Estado da Agricultura, Mônika Bergamaschi, e da Educação, Herman Voorwald, além do chefe da Casa Militar, Admir Gervásio Moreira.



A universidade no mundo



Criada em 1976 a partir de institutos isolados de ensino superior, que existiam em várias regiões do Estado, a Unesp foi unificada há 35 anos. Possui atualmente 32 faculdades e institutos, que oferecem 168 cursos de graduação e 114 cursos de pós-graduação, em 64 profissões de nível superior. Formam, anualmente, aproximadamente 6 mil novos profissionais, e são responsáveis por 2,2 mil pós-graduados.

Em 2010, a Unesp foi a segunda colocada entre as universidades públicas no 6º Prêmio Melhores Universidades, presenteado anualmente pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril. Nesse mesmo ano, a Unesco apontou a Unesp como a segunda universidade do Brasil na criação de artigos científicos de nível internacional, sendo responsável por 8% da produção científica nacional, ao lado da Unicamp ficando somente atrás da USP.

Em 2011, a universidade também foi classificada pelo Webometrics Ranking of World Universities como a 8ª melhor universidade da América Latina e a 260ª melhor do mundo. Ainda em 2011, a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU, sigla em inglês), considerou a Unesp uma das 400 melhores universidades do mundo. No mesmo ano, o QS World University Rankings classificou a Unesp como a 16ª melhor universidade da América Latina.

alesp