Comissão de Direitos Humanos escolhe vencedoras do X Prêmio Santo Dias


30/11/2006 16:12

Compartilhar:

Deputado Ítalo Cardoso, presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ComDirHumanos-Mauri-006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santo Dias da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/santo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Direitos Humanos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ComDirHumanos-Mauri-027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa escolheu nesta quinta-feira, 30/11, as vencedoras da 10ª edição do Prêmio Santo Dias. São elas a teóloga Heidi Ann Cerneka e a pedagoga Josephina Bacariça, que deverão dividir o prêmio. As duas premiadas foram escolhidas entre 22 indicados pelos deputados que integram a comissão.

Heidi Ann Cerneka é coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional para as questões femininas e trabalha diariamente com mulheres presas, brasileiras e estrangeiras, na capital e no interior. Faz parte do Grupo de Estudos e Trabalho "Mulheres Encarceradas" e do Conselho da Comunidade junto às Execuções Criminais de São Paulo. Integra, também, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania.

Josephina Bacariça trabalhou em projetos com jovens em situação de rua e coordenou e supervisionou programas para a Febem. Também atua junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Foi coordenadora geral na implantação do projeto "Centro de Apoio e Desenvolvimento Comunitário Rural" nos municípios de Mairinque, Mogi das Cruzes, São Roque e Sumaré. Coordenou cursos profissionalizantes nas áreas de Construção Civil, Cozinha Comunitária e Restaurante Popular.

Prêmio

O Prêmio Santo Dias foi instituído pela Resolução 779, de 18 de dezembro de 1996, e é concedido a pessoas ou entidades que tenham destacada atuação na defesa dos direitos fundamentais. Entre os vencedores estão personalidades de destaque da luta pelos direitos humanos, como dom Paulo Evaristo Arns e o jurista Hélio Bicudo.

O nome do prêmio é uma homenagem ao operário Santo Dias da Silva, morto pela Polícia Militar em 30 de outubro de 1979. Um dos líderes da greve dos metalúrgicos de São Paulo, foi baleado durante piquete na frente da fábrica Sylvania, em Santo Amaro. O crime, ocorrido logo após a promulgação da Anistia, revoltou o país e tornou-se um marco na luta contra o regime militar.

Colono e bóia-fria antes de chegar a São Paulo, o metalúrgico foi uma figura atuante. Participou das lutas dos trabalhadores rurais, da Pastoral Operária, do Movimento Contra a Carestia, do Sindicato dos Metalúrgicos e do Comitê Brasileiro pela Anistia.

Durante a sessão solene de entrega do X Prêmio Santo Dias, no próximo dia 8/12, também ocorrerá uma homenagem póstuma a Zorilda Maria de Jesus, falecida em 11/11, poucos dias após sua indicação. Militante de movimentos populares, Zorilda era presidente da Sociedade Amigos da Ponte Rasa e secretária geral e tesoureira da Federação das Associações de Moradores do Estado de São Paulo.

alesp