Entidades do terceiro setor se reúnem para conhecer programas oficiais de financiamento


21/05/2002 18:50

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Com a finalidade de conhecer melhor os mecanismos de acesso aos programas governamentais voltados para a sustentabilidade das organizações prestadoras de serviços à comunidade, cerca de 500 representantes de dezenas de entidades do terceiro setor reuniram-se nesta terça-feira, 21/5, na Assembléia Legislativa. Promovido pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB), o encontro contou com a participação de representantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura e Abastecimento e Emprego e Relações do Trabalho.

A representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Sônia Aparecida Souza, relatou o trabalho da Agência de Desenvolvimento Social, que ela dirige. Criada em 1999, a agência gerencia a distribuição de recursos destinados ao financiamento de instituições sociais e ao desenvolvimento de programas comunitários de geração de renda. Com carência de dois anos e prazo de amortização de 36 meses, as organizações inscritas no Cadastro Estadual de Entidades Sociais podem dispor de empréstimos de até R$ 30 mil, que poderá utilizar na compra de bens duráveis e na manutenção do projeto durante seis meses.

Moacir Rossetti, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), apresentou os programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Vivaleite, voltado para crianças com idade entre seis meses e seis anos e idosos a partir de 60 anos; Alimenta São Paulo, que fornece cestas básicas para famílias com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa; Bom Prato, mantenedor de restaurantes populares destinados ao trabalhador desempregado ou subempregado e aos moradores de rua; Serviço de Orientação ao Consumidor (SOC), cujo objetivo é orientar a população das áreas de nutrição e economia doméstica; Programa de Horta, que procura suprir a deficiência alimentar e nutricional através de doação de sementes, distribuição de material informativo e orientação técnica para implantação de hortas comunitárias; e Estação Economia, destinado a promover a comercialização de alimentos com preço abaixo do mercado através de postos instalados em 18 estações de metrô, 10 estações da CPTM e duas estações da EMTU.

Encerrando as exposições, Alexandre Jorge Loloian, falou das ações desenvolvidas pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, com destaque para a implantação de postos de atendimento ao trabalhador desempregado nas agências do Poupatempo, para o Banco do Povo e para o programa Meu Primeiro Trabalho, que garante estágios na iniciativa privada para alunos do ensino médio das escolas estaduais.

Para o deputado Vanderlei Macris, eventos como este são importantes para articular o trabalho das entidades do terceiro setor. "O verdadeiro sentido do trabalho parlamentar coincide com os objetivos do terceiro setor", disse o parlamentar. "As gestões do deputado são inúteis se não forem instrumentos da luta pela transformação da sociedade".

alesp