Educação visando à inserção social é prioridade dos deputados jovens

Parlamento Jovem 2005
18/11/2005 19:45

Compartilhar:

Karoline Rodrigues de Lazari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/B Karoline Rodriguesdelazari03marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Paula da Silva Sampaio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/B anapauladasilvasampaio384marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>   Renato Ferreira Florêncio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/B Renato ferreiraflorencio399marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana Paula da Silva Sampaio, aluna da EE Manuel Euclides de Brito, de Itatiba, apresentou o PL 65, pelo Partido da Juventude. O projeto dispõe sobre cursos de capacitação para jovens das Escolas Públicas Estaduais, preparando-os para sua inserção no mercado de trabalho. Segundo Ana Paula, há carência de escolas técnicas na região onde mora, fazendo com que os adolescentes de outros municípios procurem o Centro Paula Souza de Itatiba. "Estudo administração em uma escola técnica e acho que deveria haver mais cursos profissionalizantes. Além de serem cursos de alto nível, várias empresas e órgãos públicos recrutam seus estagiários, iniciando-os na vida profissional", declarou. Justificou ainda seu projeto devido à necessidade de que seja mudado o sistema social vigente. "Isso será possível desde que o governo abra as portas do mercado para os jovens. Nesse sentido o aumento de unidades dos centros técnicos é de grande importância".

"Nosso objetivo é fazer com que seja dada aos jovens a oportunidade de descobrir seu potencial e desenvolvê-lo, dando a eles condições de se tornarem elementos ativos na sociedade", afirmou Renato Ferreira Florêncio, do Partido da Juventude. Renato, estudante da EE Conde Francisco Matarazzo, de Santa Rosa do Viterbo, apresentou o PL 69, que trata da criação de centros recreativos para o desenvolvimento da cidadania para jovens. Explicou que esses centros terão várias atividades profissionalizantes, envolvendo trabalhos manuais e artísticos e debates sobre meio ambiente, saúde e educação.

O Projeto de Lei 42, que estabelece o atendimento pré-universitário a alunos da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública do Estado, é de autoria de Karoline Rodrigues de Lazari, aluna da EE Porfírio Pimentel, de Macaubal. "O curso seria como um pré-vestibular, mas sem o custo dos cursinhos preparatórios para a universidade, todos privados. Gratuito e em horário diverso das aulas da 3ª série, o curso, dado pela escola pública, ofereceria mais oportunidade aos jovens da rede estadual de ensino, que estariam mais preparados a concorrer a uma vaga em cursos superiores", justificou.

alesp